15 de agosto de 2025

Vereador solicita esclarecimentos sobre revisões de veículos do Semae

Em requerimento, Laercio Trevisan Jr. quer sanar dúvidas sobre veículos novos do Semae

Texto: Ester Carolina Geronimo Messias
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Aprovado durante a 41ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (14), o requerimento 792/2025, do vereador Laercio Trevisan Jr. (PL), solicita ao Executivo esclarecimentos relativos às revisões obrigatórias da frota de veículos novos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). O parlamentar afirma ter sido informado de que os veículos recém-adquiridos estariam paralisados no pátio do órgão, sem terem sido encaminhados para a revisão obrigatória junto à concessionária ou rede autorizada.

O requerimento busca sanar dúvidas sobre o processo administrativo e o número do edital correspondente à contratação da empresa responsável pelas revisões obrigatórias da frota de veículos novos do Semae, sobre a modalidade licitatória adotada (pregão, dispensa, inexigibilidade), com respectiva justificativa legal, e sobre qual a empresa vencedora que realizará as revisões, especialmente as de 10 mil quilômetros.

O vereador destaca no requerimento a necessidade de medidas urgentes e de um possível plano emergencial caso o contrato ainda não tenha sido formalizado, questionando quais ações estão sendo adotadas para assegurar a revisão dos veículos dentro do prazo e da quilometragem estipulados pelo fabricante, bem como se existe plano para evitar a perda da garantia.

Trevisan Jr., por meio do documento, quer saber quantos veículos novos foram adquiridos e estão no pátio do Semae aguardando revisão, desde quando estão parados e qual a justificativa para não terem sido encaminhados imediatamente para o serviço obrigatório.

O documento também indaga se a Prefeitura ou o Semae possui contrato com concessionárias autorizadas ou credenciadas das respectivas marcas dos veículos e, em caso de resposta positiva, o vereador solicita acesso aos dados contratuais. Por fim, Trevisan Jr. questiona quais providências administrativas serão tomadas para apurar a responsabilidade de gestores ou setores que possam ter contribuído para a situação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS