
06 DE MARÇO DE 2018
Homenageado é autor de três livros publicados que trazem experiências diversas no setor de energia, ufologia e telecomunicações
Entrega da homenagem aconteceu na sala da presidência nesta segunda-feira (5)
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) entregou moção de aplausos, nesta segunda-feira (5), ao escritor Andrés Luciano Guerra Tumang, pelo lançamento dos livros Energia Solar & Eólica, Anomalia Ufo e Eu e 30 Anos de Telecomunicações, publicados entre os anos de 2016 e 2017.
O primeiro livro lançado foi Energia Solar & Eólica, em 2016, e trata de uma experiência real do autor com um sistema fotovoltaico e eólico bem-sucedido. Instalado em sua residência, de forma simples e prática, o experimento mostra que qualquer um, com um pouco de conhecimento em elétrica ou eletrônica, pode montar o seu.
Segundo Tumang, o sistema gera uma economia de 80% na sua conta de energia elétrica, sem contar que, com o armazenamento da energia gerada pelas placas fotovoltaica e pela turbina eólica em baterias, nunca ficará no escuro.
Lançado em 2017, o segundo livro, Anomalia Ufo e Eu, relata a sua anomalia de criança até os dias de hoje. Andrés é ufologista desde o ano de 1986. O livro também trata de várias condições reais e grandes informações sobre os aliens.
De acordo com relatos do autor, não é fácil conviver com está anomalia, mas hoje, a vê como uma condição normal sentir, ver e ter contatos telepáticos. “Eles nunca me forçaram a nada, apenas querem, pelo que eu percebi, uma interação e troca de conhecimento e cultura entre os homens e os aliens”, diz Andrés.
No terceiro livro, também lançado em 2017, 30 anos de Telecomunicações, ele relata histórias reais nos meios das telecomunicações, 30 anos em descobertas, pesquisas, ajuda em calamidades, sem contar as amizades feitas via rádio por todo o globo terrestre.
O homenageado é radioamador classe A desde 1987 e ufologista independente desde 1984. Trabalhou como agente federal na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em Curitiba (PR), é técnico em eletrônico formado pela Instituição Graham Bell Maringá (PR). Possui diversos cursos de extensão na área e experiência em telecomunicação e aero espacial e, também, como formação nas áreas de produção de energia solar e eólica com cursos de extensão pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas Unicamp).
Trevisan destacou no momento da entrega da moção a importância de que sejam reconhecidos projetos voltados à cultura e à educação.