PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MAIO DE 2023

Tratamento nominal a travestis e transexuais é tema de requerimento


Propositura da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, foi aprovada na reunião desta quinta-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales leu o requerimento 460/2023 ao fazer a justificativa de voto






A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, apresentou o requerimento 460/2023, aprovado quinta-feira (25), durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, pelo qual ela solicita informações à Prefeitura sobre capacitação de servidores em relação ao Decreto Municipal 14.879/2012, dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas travestis e transexuais. 

Ela questiona se o decreto ainda está válido, quais são as penalidades previstas e se a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado capacitação com os servidores. “Qual foi a última e quais setores e departamentos participaram”, pergunta. Caso ainda não tenha ocorrido essa orientação, Silvia Morales quer saber se há previsão.

O requerimento também inclui uma pergunta em torno dos novos servidores. “Eles são orientados sobre o teor do decreto municipal”, questiona. 

Silvia Morales pergunta se os formulários de atendimento ao público, bem como os utilizados pelos agentes de fiscalização constam o ‘Nome Social’. “Se não, por quê”, pergunta. “Se sim, favor anexar um modelo do formulário da Vigilância Sanitária)”, acrescenta. 

Ela pede informações sobre denúncia de transfobia e se os agentes da Vigilância Sanitária passaram por algum tipo de capacitação. “Quantos processos administrativos já foram abertos em razão do descumprimento do decreto”, questiona.

A vereadora também cobra detalhes sobre o quanto a Prefeitura investiu em publicidade ou campanhas contra a homofobia e a transfobia nos últimos quatro anos e qual foi a última ação, ou campanha, contra a LGBTFobia no município.

“Fizemos recentemente uma solenidade sobre o combate à LGBTFobia e neste requerimento trouxemos uma situação que fala sobre o tratamento das pessoas trans no registro social, onde também tratamos de uma denúncia de dois agentes da Vigilância Sanitária de Piracicaba em torno do assunto”, disse a vereadora Silvia Morales, ao justificar o voto favorável no requerimento.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas