PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2021

Tiro de Guerra de Piracicaba receberá homenagem pelos seus 75 anos


Criação oficial do Tiro de Guerra de Piracicaba (TG 02-028) está registrada em 31 de outubro de 1945



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Trevisan Jr. pediu que o vereador Fabrício Polezi também assinasse a autoria da moção






O Tiro de Guerra de Piracicaba receberá uma moção de aplausos pelos 75 anos de criação, completados em 2020. A autoria da moção 34/2021 é do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). A propositura foi aprovada durante a 1ª reunião extraordinária de 2021, nesta segunda-feira (8).

A criação oficial do Tiro de Guerra de Piracicaba (TG 02-028) está registrada em 31 de outubro de 1945. No ano de 1984, teve a sua nova sede inaugurada na rua Anhanguera nº 362, no bairro Morumbi, local onde ainda se encontra instalado.

Em julho de 1986 foi entregue a construção do estande de tiro e em agosto de 1987 foi inaugurada a pista de obstáculos, que contou com a presença dos Tiros de Guerra de Americana, Limeira e Rio Claro. Em 1996, foi lançado o programa de inclusão social de jovens, pré-adolescentes e adolescentes “Criança Cidadão do Futuro”. As instalações referentes ao projeto foram inauguradas em 2003. No ano seguinte, foi dado início ao projeto de basquete Passe de Mágica no Tiro de Guerra, de autoria das jogadoras Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula) e Maria Angélica Gonçalves da Silva (Branca).

O Tiro de Guerra de Piracicaba sempre esteve presente nos acontecimentos de Piracicaba, desde a recepção de autoridades do Poder Público e Militares a honras fúnebres destas autoridades. Em 1988, o Tiro de Guerra apoiou os flagelados da enchente no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Trevisan Jr., o Tiro de Guerra de Piracicaba sempre esteve engajado, desde sua criação, em importantes solenidades cívicas do calendário nacional e eventos artístico-culturais, esportivos, religiosos e beneficentes tais como: arrecadação de agasalhos, alimentos, remédios, materiais de higiene e outras. O TG participa também das campanhas antidrogas e contra a dengue.

Durante a reunião extraordinária desta segunda-feira (8), o vereador Trevisan Jr. informou que o vereador Fabrício Polezi (Patriota) também irá assinar a autoria da moção de aplausos. "Piracicaba completou 75 anos do Tiro de Guerra do qual eu tenho orgulho de exercer e hoje sou reservista. É muito importante aqueles que passam pelo exército brasileiro, pela sua formação e pelos princípios de disciplina e princípios básicos que tem o Tiro de Guerra em Piracicaba" afirmou Trevisan Jr.

O Tiro de Guerra de Piracicaba também colaborou em eventos artísticos, culturais, esportivos, beneficentes, religiosos (Festa das Nações, Paixão de Cristo, Festa do Divino, Procissão de Santo Antônio e de Nossa Senhora Aparecida, Jogos Regionais do Idoso, Campeonato de Balonismo, Passeios Ciclísticos, Dia do Desafio, entre outros). Também, foi instituído o Dia do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 02-028 de Piracicaba, por meio do decreto sob nº 19, de 03 de julho de 2017.

Ao longo desses anos, o Tiro de Guerra de Piracicaba também realizou trabalhos de conscientização junto aos atiradores sobre a importância da doação de sangue, conseguindo conquistar colaboradores para o Hemonúcleo de Piracicaba e também primou em ensinar os atiradores, o civismo, a cidadania, ética e liderança. O Tiro de Guerra 02-028 formou milhares de jovens ao longo desde sua criação e atualmente é chefiado pelo 1º Sargento de Engenharia Fabrício Campos Silva (instrutor-chefe do Tiro de Guerra de Piracicaba) e pelo 1º Sargento Diogo Araújo, nomeados para o biênio 2020-2021.

A moção de aplausos será entregue nas pessoas do 1º Sargento de Engenharia Fabrício Campos Silva e 1º Sargento Diogo Araújo, extensiva aos demais oficiais do Tiro de Guerra de Piracicaba.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas