
21 DE OUTUBRO DE 2009
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de José Luiz Ribeiro (PSDB), realizou na noite de hoje (21), às 19h30, salão nobre "Prof. Helly de Campos (...)
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de José Luiz Ribeiro (PSDB), realizou na noite de hoje (21), às 19h30, salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", a solenidade que marca os 50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo especial, de 17 minutos, abordando os 50 anos da entidade e homenagens aos ex-presidentes e personalidade que marcaram a história do Sindicato, totalizando 13 laureados: Mário José de Lima Danta (in memorian), representado por suas filhas Dulce Fadigas de Souza Lopes e Fátima Fadigas de Souza; Diocleciano Goursand Hermida Villar, Francisco Antonio Nascimento de Toledo, Joaquim Umberto Cardoso Bertholdi, Darci Silverira Cleto, Ângela Isabel Ulisses Savian, Sandra Oliva Stefanovitz, Ademar Antonio Lorenzi, Orlando Guidetti, Orivelto Aparecido Ferraz, Sali Cristina Moreira Cristofoletti, Edson Roberto Moreira Medina e Sérgio Luis Bertholdi.
Na formação da Mesa de Honra, o representante do Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB), o líder de governo na Câmara, José Luiz Ribeiro (PSDB); o representante do prefeito municipal Barjas Negri (PSDB), a secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa; o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT); o deputado estadual Roberto Felício (PT), representado pelo assessor parlamentar, Ronaldo de Almeida; Antenor de Jesus Varolla, Subdelegado Regional do Trabalho; o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho; Maria Silvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos, gerente do INSS de Piracicaba e Região; o prefeito de Sumaré, José Antonio Bachin, representado pelo chefe de gabinete, Luiz Carlos Gonçalves e a ex-vereadora Laurisa Cortelazzi, representando o Sindicato dos Médicos.
Justificaram ausência, com registro de mensagem especial: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de José Aparecido Longatto e o vice-presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB).
Para fazer uma saudação, em nome do Sindicato dos Médicos, a ex-vereadora Lauriza Cortelazzi comentou sobre a emoção e responsabilidade de falar na solenidade, considerando o privilégio de compartilhar o mesmo ideal, num momento em que o mundo atravessa por dificuldades. "O que nos une é a vontade de fazer um mundo melhor. Mesmo que digam que somos ingênuos em acreditar no futuro da humanidade", disse, ao parabenizar Paiva pela condução dos trabalhos frente aos bancários.
A gerente do INSS de Piracicaba e região, Maria Sílvia Cordeiro falou da satisfação em participar da solenidade, parabenizando a todos que lutam por um ideal em prol do semelhante.
O presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho falou da satisfação, honra e prazer de participar da homenagem. Destacou a condição do Sindicato dos Bancários ser referência na cidade, na luta por bandeiras de lutas sociais. Também considerou a importãncia do Conespi, agregando 22 sindicatos.
Para também fazer uma saudação, o subdelegado do Trabalho em Piracicaba, Antenor Valora, contou uma pequena história, evocando o conto grego de Audicéia, onde ele encontra vários desafios ao enfrentar os problemas do mundo. Disse que a similiaridade é com relação ao que foi proposto há 50 anos, quando nasceram os ideais de um sindicato que hoje mostra o seu legado, valorizando as conquistas trabalhistas.
O representante do prefeito da cidade de Sumaré, Luiz Carlos reportou-se à intenção do prefeito José Bachin de prestigiar o evento, sendo impedido por outros compromissos oficiais. Considerou a colocação do Brasil como um dos melhores sistemas bancários do mundo graças a seus trabalhadores.
O assessor de Roberto Felício, Ronaldo de Almeida reiterou a disposição do deputado em compromissos com a categoria dos bancários. E, reforçou o convite de solenidade especial na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde os bancários serão homenageados.
A representante do prefeito Barjas Negri, Angela Maria Corrêa destacou a importãncia da homenagem aos bancários. E, estendeu os cumprimentos do prefeito aos contemplados da noite. Também registrou uma mensagem de gratidão pelo esforço da classe trabalhadora dos bancários. Considerou os momentos difíceis que o Sindicato atravessou, enfentando regime militar, com cassações de sindicalistas, incluindo o Ato de 68, tendo pessoas exiladas e presas, sendo que a classe destes trabalhadores se manteve unida, na conquista de direitos. E, finalizou dizendo que a classe trabalhadores tem que garantir a continuidade de direitos, lembrando que é só com movimento forte que se vai avançar nas conquistas sociais. Além de destacar a figua de Paiva, e o resultado inédito, com quase 100% da classe, no recente pleito eleitoral da entidade.
A ex-secretária de Desenvolvimento Social, Cibele Marques teve seu nome registrado na solenidade, pelo mestre de cerimônia da Câmara, Marcelo.
O líder de governo na Câmara e, autor da solenidade, José Luiz Ribeiro iniciou suas considerações destacando o legado de Villar, solicitando uma salva de palmas especial, para lembrar de pessoas como ele, que lá atrás construíram esta história. A consideração é que muitas vezes nos esquecemos de pessoas que muito lutaram pelo sindicalismo atual, sem considerar as dores, as lágrimas, de quem construiu a história nos momentos mais difíceis. Considerou que Villar é a história viva, forte, corajoso e dando a experiência que nós todos temos que ter. Lembrou que o Sindicato dos Bancários é referência para as demais categoiras, o que aumenta sua responsabilidade.
Ribeiro também reiterou a disposição de evidar esforços para sugerir a realização de solenidade especial aos bancários em Brasília, visto a repercussão da atuação sindical perante a sociedade, especialmente na região de Piracicaba.
Para abrilhantar a noite especial, a aluna e musicista do quarto semestre do curso de licenciatura em música da Unimep, Jane Pereira da Silva interpretou as músicas Bachiana número 5 e Trenzinho do Caipira, de vila Lobos.
Finalizando a solenidade, o vereador José Antonio Fernandes Paiva também foi agraciado com o recebimento de Diploma de Reconhecimento Público da Câmara; seguido de homenagem do Conespi. Paiva também ocupou a tribuna de honra para falar em nome dos homenageados, saudando a formação da Mesa Diretiva, iniciando pelo desempenho pessoal da gerente regional do INSS< Maria Sívia. Ao gerente regional do Trabalho, Antenor Varola, destacou a disposição do dirigente comparecer à reunião, lembrando que ele foi escolhido pela categoria dos trabalhadores, na condução do órgão trabalhista local.
Paiva considerou a presença do representante do deputado Felício, na indicação de um representante da juventude do partido dos trabalhadores na solenidade. Sobre a participação da secretária Angela Corrêa, lembrou das tratativas na escolha da profissional, considerando o respeito que Angela tem no meio acadêmico, junto à Unimep.
Ao companheiro Luiz Carlos, representante do prefeito de Sumaré, destacou a disposição de transformar a macro região numa proposta produtiva. Ao presidente Chiquinho, do Conespi ressaltou a constituição da entidade, passando por ações sociais como a luta por moradias populares, num resgate de 32 anos de história. Também reiterou a participação do Sindicato dos Papeleiros, tendo Chiquinho na presidência.
Sobre a ex-vereadora Lauriza Cotelazzi, Paiva falou da condição da parlamentar representar o Sindicato dos Médicos. E, no encerramento, enfatizou sobre a atuação de José Luiz Ribeiro, na observação de que o momento é de revisão histórica, onde se pergunta onde está a direita neste país, o que mostra despreendimento, ao acolher a presença de bancários nas próprias dependências dos Metalúrgicos. Paiva também citou a repercussão do presidente Lula, na inserção mundial, pelo estilo de governar. Sendo considerado o "cara", pelo presidente americano Barack Obama.
Paiva também citou nominalmente os homenageados, além de destacar entidades, como a Guarda Mirim, para finalizar sua fala dizendo que na Câmara, se vive um ambiente familiar, onde se procura prevalecer o bom sendo nas discussões políticas. Paiva ainda abordou os anos de atividades sindicais e da coincidência com a história do partido dos trabalhadores. E, disse que construir sindicato não é só fazer greve.
Cápsula do tempo
A programação especial para comemorar o jubileu de ouro da entidade prossegue nesta quinta-feira, dia 22, às 8h00, na sede dos Bancários, onde será fechada uma cápsula do tempo, contendo as principais ações do Sindicato, incluindo acontecimentos que marcaram o ano de 2009. A cápsula será aberta dentro de 20 anos.
Para sexta-feira, dia 23, às 10 horas, acontece na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Roberto Felício (PT), sessão solene especial, no plenário Juscelino Kubitschek, quando serão homenageados os ex-presidentes e a atual diretoria do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
Fechando a segunda quinzena do mês de outubro, no dia 30, sexta-feria, acontece nas dependências do Clube dos Metalúrgicos, baile do Jubileu de Ouro, com animação da Banda Opus, onde haverá congraçamento entre familiares e amigos dos bancários.
Diretores e diretoras que foram contemplados na solenidade:
01 - Aldo Luiz Rocha
02 - Altemir de Jesus Tomaz
03 - Andreia Cristina Chiquetto
04 - Angela Isabel Ulisses Savian
05 - Angelo Antonio Carleto (in Memorian)
06 - Antonio de Jesus Godoy
07 - Carla Patricia dos Santos Sterde
08 - Carlos Alberto Barbosa de Lima
09 - Claudete Aparecida Rodrigues dos Santos
10 - Claudia Graziella Lopes Fernandes
11 - Claudia Helena Chiodi
12 - Claudio Fernandes Dias
13 - Claudio Tosato de Moraes
14 - Edimara Aparecida Geraldin Francisco
15 - Edivaldo Poli
16 - Eliana Aparecida Cambraia
17 - Elizabeth Maria Vieira
18 - Erica Aparecida Frassetto Delagracia
19 - Francisca Helena Presoto Pires
20 - Francisco Carlos Baldo
21 - Francisco Carriel de Lara
22 - Gerson Merce
23 - Gerson Samuel Machado
24 - Hereunice Aparecida da Silva Parizoto
25 - João Carlos Machado
26 - João Cirino Guassi
27 - João Francisco Marchesini Eloy
28 - José Agnaldo Roncasaglia
29 - José Antonio Fernandes Paiva
30 - José Jaime Perim
31 - José Maria de Jesus Braghiere
32 - José Renato de Arruda
33 - José Roberto Jacon
34 - Leandro Martinelli Leite
35 - Lidia Maria de Freitas Malto
36 - Lilian Simone Ribeiro
37 - Marcelo Abrahão
38 - Marcio Rodrigo Pinto
39 - Mariana Truffi
40 - Mariana Zorzin Piacentini
41 - Marilena Vasques Durante
42 - Nivaldo Estevan da Silva
43 - Odair Balioni
44 - Olivia Brossi
45 - Paschoal Verga Júnior
46 - Paulo Cesar Paschoalini
47 - Paulo Cherles Manarim
48 - Paulo Roberto Coan
49 - Pedro Mariano Braz
50 - Roberta Pila Colonato
51 - Robinson de Jesus Sartore
52 - Rosangela Pereira
53 - Rui Roberto Pezolato
54 - Safira Telma Martins da Silva
55 - Sandra Oliva Stefanovitz
56 - Sergio Donizete Alves
57 - Silvia Helena Scarazzatti Pontin
58 - Sisino Motta Neto
59 - Teresinha de Jesus Altarugio
60 - Tiago Alves da Silva
61 - Ubiratan Campos do Amaral
62 - Valdir Delagracia
63 - Valter da Silva
64 - Vania Maria Dal Pozzo Santarossa
65 - Vera Lucia Fructuoso Furlan
66 - Viviane Hypolitto
História
Em 1959, o sistema financeiro começa a se expandir para o interior do Estado de São Paulo e, com ele, a necessidade de organização de seus trabalhadores. Piracicaba começa a crescer e já estava prestes a completar 192 anos, quando um grupo de bancários, liderado por Gelsio Aparecido Diniz se reúne para organizar a cetegoria, sonho que se concretiza no dia 22 de outubro de 1959, quando era fundada a Associação dos Bancários de Piracicaba, com a finalidade de dar respaldo à categoria, tendo como presidente Mário José de Lima Dantas e entre seus diretores Orlando Guidetti.
O trabalho de organização da categoria caminhava a passos largos, e em 1963 o Ministério do Trabalho, expediu a carta sindical, transformando a Associação em Sindicato. Em 1979, o Sindicato adquire sua primeira sede própria, na Rua do Rosário, 1.007, por 70 mil Cruzeiros.
Atualmente, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região representa mais de 1.900 bancários, que trabalham e moram em 22 cidades da região: Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Anhembi, Bofete, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchas, Jumirim, Laranjal Paulista, Maristela, Mombuca, Pardinho, Pereiras, Porongaba, Santa Bárbara do Oeste, Santa Maria da Serra, Saltinho, Rafard, Rio das Pedras e Tietê... Bancários que acabaram de empossar sua nova diretoria, eleita em um dos processos mais transparentes e democráticos do movimento sindical brasileiro, com o pleito sendo amplamente divulgado em outdoors, jornais da cidade, informativos e panfletos.
Este diretoria, presidida por José Antonio Fernandes Paiva, mantém firme o compromisso de defesa destes bancários, que comandam os bancos de Piracicaba e da nossa região. A diretoria com a participação de bancários de 13 bancos, estando inserida em 44 agências bancárias de Piracicaba e das cidades que compõem a base sindical da região. Integrada por 41% de mulheres e 14% de negros. A nova diretoria garante, assim, uma ampla participação de todos que formam esta grande família bancária em Piracicaba e região.
Para desenvolver um trabalho administrativo que atenda aos interesses da categoria, a diretoria conta com os núcleos de Ação Política e Sindical, Qualidade de Vida e Ação Solidária e de Ação Administrativa. Nestes 50 anos, o Sindicato dos Bancários se consolidou como uma entidade referência de luta,transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para Piracaba, o Estado e o Brasil, pelo seu envolvimento em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas lutas por seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, em que todos tenham as mesmas oportunidades.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Davi Negri Mtb 21.939