PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE OUTUBRO DE 2021

Solenidade comemora Dia Municipal da Agroecologia nesta terça (5)


Casa do Hip Hop receberá o evento que homenageará pessoas, instituições e movimentos que contribuem ou contribuíram com a agroecologia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", é autora do requerimento que solicita a realização da reunião solene



O Dia Municipal da Agroecologia será celebrado nesta terça-feira (5) às 19h, na Casa do Hip Hop. A reunião solene homenageará cientistas, contribuintes, movimentos e instituições que atuam na área. A comemoração é realizada de acordo com o decreto legislativo 23/2019, da ex-vereadora Nancy Thame, e do requerimento 37/2021, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”.

A solenidade, que seria no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, mudou de endereço para a Casa do Hip Hop, na rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200, no bairro Paulicéia. A reunião entregará diplomas de menção honrosa e reconhecimento de mérito.

Entre os 10 homenageados estão pessoas, instituições e movimentos que contribuem ou contribuíram com a agroecologia, como a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, referência internacional em agroecologia e agricultura orgânica. A cientista, diplomada pela Universidade Rural Boku, em Viena, e PhD em Ciências Agronômicas, faleceu em 2020.

A solenidade homenageará a educadora artística Adriana Tiba, que desenvolve atividades em hortas urbanas e contribui para a preservação de abelhas nativas, junto à engenheira agrônoma Araci Kamiyama, especialista em tecnologias ambientais e mestra em gestão de recursos agroambientais; o suíço Ernst Götsch, que desenvolveu o método conhecido como Agricultura Sintrópica; Osvaldo Roberto Palauro, responsável pelas atividades desenvolvidas na Horta Comunitária Agroecológica Pauliceia, vinculada à Casa do Hip-Hop, e a cientista Sakae Kinjo, que atua na produção de sementes orgânicas e na divulgação da agricultura natural.

Entre as instituições, movimento e projetos homenageados estão a Aliança de Misericórdia, movimento eclesial com horta para apoio à sustentabilidade financeira da instituição; a Chácara Brasil, atuante na produção local, natural, artesanal e agroecológica de alimentos; o projeto Corredor Caipira, que visa estabelecer 45 hectares de florestas e agroflorestas em dois anos e formar corredores agroecológicos para conexão de importantes fragmentos florestais na região de Piracicaba, e o Movimento Tô Aqui, que compra e distribui cestas saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas