PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2025

Situação do planejamento da cidade hoje é caótica, lamenta arquiteta


Na Tribuna Popular, Lígia Duarte criticou a inexistência de um órgão municipal que seja responsável por pensar o crescimento organizado de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

A arquiteta e urbanista Lígia Nerina Rocha Duarte ocupou a Tribuna Popular nesta segunda-feira






A arquiteta e urbanista Lígia Nerina Rocha Duarte ocupou a Tribuna Popular, durante a 29ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (26), para protestar contra o fato de o município não ter mais, desde a extinção do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) pelo governo Luciano Almeida, um órgão que seja responsável por pensar o crescimento organizado da cidade.

"Um protesto porque não temos mais nenhum lugar para fazer planejamento urbano na cidade de forma oficial, nem equipe técnica para  fazer isso", disse a oradora, para quem a "situação hoje é caótica". "Os interesses privados é que acabam sendo as prioridades do município", lamentou.

Lígia trouxe exemplos que como os três Planos Diretores que se sucederam em Piracicaba desde a década de 1970 lançaram fundamentos para pensar o futuro do município, em aspectos que vão desde o abastecimento de água até a necessidade de investimentos em equipamentos públicos que acompanhem o crescimento populacional nos bairros.

"Sem dados, não se planeja a cidade. E quem hoje pensa a cidade?", questionou a arquiteta, que listou uma série de medidas para o Poder Público recuperar a capacidade de planejamento urbano, como ter equipe técnica atuante, promover a participação da população e executar políticas ambientais e de preservação do patrimônio histórico.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas