PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2021

Simapira 2021: programação prevê atividades presenciais e virtuais


Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba ocorrerá a partir de segunda-feira (31) e ao longo do mês de junho.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A programação do Simapira 2021 (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba) está definida e inclui atividades presenciais e virtuais. Estão previstas ações a partir de segunda-feira (31) e durante todo o mês de junho com eventos, promoções, lives, entre outros. Resultado de articulação na Câmara, a partir da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esta unificação de entidades e temas não acontecia desde 2009. 

“Inicialmente, pensamos em uma semana de atividades que abordasse em cada data um tema, como clima, resíduos, recursos hídricos, proteção animal, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Mas percebemos que havia espaço para incluir outras questões relevantes e a programação cresceu”, diz Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, que preside a Comissão de Meio Ambiente. O colegiado é formado ainda pelas vereadoras Alessandra Bellucci (Republicanos), relatora, e Ana Pavão (PL), membro.

Serão realizados uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM, envolvendo temas como “a nova relação do rural com o urbano”, plantio simbólico do Programa “Plante Vida”, ação coletiva do MudaPira, assim como ações como a votação para escolha do nome do filhote de veado catingueiro nascido no Zoológico de Piracicaba durante a pandemia. 

Também haverá campanhas, como O Horto de Tupi na minha história, buscando relatos pessoais que foram marcados pela Estação Experimental, encontro sobre como a educação ambiental pode contribuir para estimular o pertencimento e cuidados com o bairro e diálogos sobre ciência, tecnologia e sociedade, debatendo alicerces para cidade mais saudáveis e sustentáveis.

Haverá ainda capacitação de funcionários da coleta seletiva, passeio de barcos com os vencedores de concurso de redação, live sobre práticas cotidianas que incidem na melhoria da gestão dos resíduos sólidos, assim como palestra sobre a importância da compostagem e atividades do Fórum de Arborização Urbana da Câmara Municipal de Piracicaba.

A Simapira 2021 irá valorizar ações e profissionais que atuam no município com questões ambientais e contará com palestrantes como o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP e apresentador do Urbanite, primeiro programa 100% digital da TV Cultura, que abordará os desafios e o papel individual na construção de cidades mais saudáveis e sustentáveis.

A ideia de resgatar o formato do Simapira 2021 surgiu após sugestão dos representantes da Esalq/USP. “Fizemos contatos com as entidades e percebemos o interesse delas em estar conosco”, detalha Silvia. 

CÂMARA SUSTENTÁVEL - No âmbito institucional, além de explorar a estrutura da Escola do Legislativo para oferecimento de cursos on-line e as instalações da Câmara em algumas das atividades presenciais, a Simapira abordará o projeto Câmara Sustentável, do programa Parlamento Aberto, envolvendo de forma presencial os servidores efetivos, equipes dos gabinetes e funcionários terceirizados da Casa. 

Introduzido em outubro de 2019, o Câmara Sustentável é voltado para desenvolver ações permanentes para mudar hábitos de consumo e destinação de resíduos. Quando foi implantado, foram eliminados em quase 90% os copos plásticos utilizados pelos servidores da Casa, que receberam canecas. Também foram instaladas lixeiras com separação dos tipos de resíduos.

REALIZADORES - Integram a Simapira 2021 a Câmara Municipal de Piracicaba e a Escola do Legislativo, a Prefeitura, envolvendo Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Centro de Comunicação Social, Rádio Educativa FM e Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Fumep/EEP, Grupos e Programas do campus “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Simespi, Acipi, Instituto Florestal/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – Gaema/MPSP, Fatep, Semae, Comdema, Projeto Corredor Caipira, Sodemap, Águas do Mirante, Cooperativa Reciclador Solidário, empresas e organizações do terceiro setor. 

 

PROGRAMAÇÃO – SIMAPIRA 2021

31 DE MAIO
8h40 às 8h50 - Meio Ambiente e Comunicação: uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM (ao vivo).  Entrevistada: Nancy Thame (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Tema: A nova relação do rural com o urbano.

1 DE JUNHO
8h40 às 8h50 - Meio Ambiente e Comunicação: uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM (ao vivo).  Entrevistado: José Luiz Guidotti Júnior (Secretário do Trabalho e Renda). Tema: O turismo rural e a conexão com a cidade.

9h00 - Abertura do mês do Meio Ambiente: plantio simbólico do programa Plante Vida: nascemos juntos para viver. Organização: Núcleo de Educação Ambiental da Sedema e Viveiro Municipal de Mudas/Prefeitura Municipal. Local: Loteamento Terras do Conde – Taquaral (evento não aberto ao público, com limitação de participantes).

11h00 - Ação coletiva de plantio com MudaPira. Local: Praça das Corujas (rua Carlos de Campos, 540, Bairro São Dimas. Organização: Câmara Municipal e Sedema

13h00 - Lançamento: "Votação para escolha do nome do filhote de veado catingueiro nascido no Zoológico de Piracicaba durante a pandemia". Organização: Prefeitura (Sedema  e Zoológico). Votação por este link e pelas redes sociais do Zoo.

19h30 - O Horto de Tupi na minha história. Histórias contadas por pessoas que frequentaram o Horto. Facebook da Estação Experimental de Tupi. Organização: Instituto Florestal, Fundação Florestal e Sedema/Prefeitura Municipal.

2 DE JUNHO
8h40 às 8h50 - Meio Ambiente e Comunicação:
uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM (ao vivo). Entrevistado: Marcos Yassuo Kamogawa (Secretário de Defesa do Meio Ambiente). Tema: O valor de uma cidade sustentável e os projetos ambientais

9h00 - Encontro Virtual: como a educação ambiental pode contribuir para estimular o pertencimento e cuidados com o seu bairro. Organização: Prefeitura (Sedema e Núcleo de Educação Ambiental). Acompanhe neste link.

19h00 - Diálogos sobre ciência, tecnologia e sociedade: alicerce para cidades mais saudáveis e sustentáveis. Palestrante: Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e comentarista da TV Cultura. Organização: Câmara (Escola do Legislativo). Evento on-line na Câmara Municipal e com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

3 DE JUNHO
8h40 às 8h50 - Meio Ambiente e Comunicação:
uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM (ao vivo). Entrevistado: José Vicente Caixeta Filho (Secretário Municipal de Trânsito e Transportes). Tema: O meio ambiente como pilar da mobilidade urbana.

10h00 - Live: Bastidores do Zoológico Municipal de Piracicaba. Organização: Prefeitura Municipal (Sedema e Zoológico de Piracicaba). Acesse: Canal do YouTube do Zoo.

4 DE JUNHO
8h40 às 8h50 - Meio Ambiente e Comunicação:
uma série de entrevistas na Rádio Educativa FM (ao vivo). Entrevistado: Luciano Almeida (prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ). Tema: O meio ambiente como um dos pilares da atual gestão.

9h00 - Clima: Engaja na SimulAÇÃO (ONG EngajaPira). Organização: Escola do Legislativo e ONG Engajamundo. Acesse: link para inscrição.

5 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Vivenciando experiências com o Muda Pira:
instalação de composteira e manutenção da Praça das Corujas. Organização: Muda Pira - Grupo de Voluntários. Local: Praça das Corujas (Rua Carlos de Campos, 540 - São Judas, atrás da Igreja São Judas). Informações: Instagram Muda Pira - Grupo de Voluntários.

9h00 às 12h00 - Evento: Divulgação sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Simapira 2021 e orientações sobre o descarte de resíduos sólidos. Organização: Acipi. Locais: Corredores Comerciais de Piracicaba.

7 DE JUNHO
10h00 às 11h00 - Evento:
Plano Municipal de Arborização Urbana. Palestrante: Marcelo Leão. Organização: Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

14h30 às 16h30 - Conectando paisagens e pessoas: uma perspectiva para transformação do território. Organização: Projeto Corredor Caipira. Acesse: live aberta.

8 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Visita: Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista (presencial apenas para vereadores). Organização: Câmara Municipal e Águas do Mirante.

13h00 - Zoo Dá O Recado: Mês do Meio Ambiente. Organização: Prefeitura (Sedema e Zoológico de Piracicaba). Acesse: Facebook da Prefeitura e Instagram do Zoo

14h00 às 16h00 - Palestras: "Água, Saúde e Sustentabilidade" e "O papel da Educação Ambiental". Palestrantes: Ivan Canale e Maria Guiomar Tommasiello. Organização: Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

9 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Ação em empresas:
 projetos ambientais em empresas (Dedini e Oji Papéis). Organização: Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

14h00 às 16h00 - Webinar: “Água e Qualidade de Vida”: Palestra 1: Realidades e desafios da gestão de recursos hídricos – um enfoque as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai, com o professor Alexandre Vilella. Palestra 2: Infraestrutura do Saneamento, com professor Daniel Manzi. Palestra 3: Impactos positivos das boas práticas de gestão de recursos hídricos, com professor Roberto Padula. Organização: Fumep/EEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba e Escola de Engenharia de Piracicaba) e Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

10 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Evento:
Zoo na Escola. Organização: Câmara Municipal (Vereadora Alessandra Bellucci)

14h00 às 17h00 - Concurso. Redação sobre o meio ambiente com estudantes do Sesi industrial. Organização: Câmara Municipal (Vereadora Alessandra Bellucci).

14h30 - Live: Bastidores do Zoológico Municipal de Piracicaba. Organização: Prefeitura de Piracicaba (Zoológico Municipal) e participação da vereadora Alessandra Bellucci. Acesse: Facebook da Prefeitura e Instagram do Zoológico.

19h00 às 20h00 - Palestra: O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos como Ferramenta de Gestão, com Adriana Nolasco, Celise Romanini e Ana Meira. Mediação de Tatiana Koroiva. Acesse: live aberta. (utilize o ID: 995 7295 8593 e a senha 821652).

11 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Coleta Seletiva:
Capacitação de funcionários sobre Resolução 5. Local: Salão Nobre "Helly de Campos Melges", da Câmara Municipal (presencial para servidores da Câmara). Organização: Câmara Municipal.

11h00 às 12h00 - Promoção: Passeio de barcos com os vencedores do concurso de redação. Organização: Câmara Municipal (Vereadora Alessandra Bellucci).

14h00 às 16h00 - Live: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos - Práticas Cotidianas. Organização: Projeto Vivências Programa USP Recicla/Campus “Luiz de Queiroz”. Acesse: live aberta.

13 DE JUNHO
10h00 às 11h00 - Evento:
As plantas aquáticas em aquários e lagos. Organização: Grupo Grupo Hidrofitotério (Esalq). Acesse: live no YouTube "Hidrofitotério ESALQ - USP".

14 DE JUNHO
13h00 - Lançamento do concurso:
"Eu vi um bicho na cidade: fotos e relatos sobre a fauna silvestre". Organização: Prefeitura de Piracicaba (Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre de Piracicaba) e parceiros. Acesse: link para informações.

19h30 às 20h30 - Palestra: A importância da compostagem, com a engenheira agrônoma Kátia Beltrame. Organização: Acipi e Comdema. Acesse: live aberta pelo link.

15 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Ação Coletiva:
 Plantio em Artemis (presencial e transmissão ao vivo na TV Câmara). Organização: Câmara Municipal (Vereador Josef Borges). 

13h00 - Zoo Dá O Recado: Mês do Meio Ambiente. Organização: Zoológico Municipal de Piracicaba. Acesse: Facebook e Instagram do Zoológico de Piracicaba.

16 DE JUNHO
9h30 às 11h30 - Evento:
 Fórum de Arborização Urbana. Organização: Câmara Municipal (Fórum Municipal de Arborização e Escola do Legislativo). Link: a ser disponibilizado.

17 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Palestra:
Questões atuais da tutela jurídica do meio ambiente, com José Renato Martins (Fumep/EEP) e Raul Miguel Freitas de Oliveira (USP/FDRP e Unaerp). Organização: Fumep/EEP e Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

10h00 - Live: Bastidores do Zoológico Municipal de Piracicaba. Organização: Prefeitura de Piracicaba (Zoológico Municipal). Acesse: Facebook e Instagram do Zoologico.

18 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Palestra:
"Sustentabilidade e Conservação": Tema: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, com Fábio Penatti e Antonio Álvaro Buso (Fumep/EEP). Organização: Fumep/EEP e Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

14h00 às 16h00 - Evento: Plano Municipal de Educação Ambiental - instrumento de gestão de políticas públicas. Organização: Prefeitura de Piracicaba (GMEA - Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba). Acesse: link para inscrição.

19 DE JUNHO
10h00 às 11h00 - Evento:
As plantas aquáticas em aquários e lagos. Organização: Universidade de São Paulo (Esalq/Grupo Hidrofitotério). Acesse: live no YouTube "Hidrofitotério ESALQ - USP"

13h00 - Oficina: Agentes polinizadores (abelhas solitárias). Palestrante: Stefano Rota/Irayá Educação Ambiental. Organização: Irayá Educação Ambiental e Moradias Sustentáveis - Programa USP Recicla Campus Luiz de Queiroz. Acesse: live aberta.

21 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Palestras:
 "A agricultura 4.0 no apoio a sustentabilidade" e "Efeito Estufa - Gases de Efeito Estufa (GEE)", com Marcia Harder e Paulino Florêncio de Souza.  Organização: Fatep e Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

14h00 às 16h00 - Palestras: "Restauração ecológica: uma breve reflexão" e "Vantagens e benefícios da arborização urbana", com Lucas Dias Sanglade e Henrique Sérvolo. Organização: Fatep e Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

22 DE JUNHO
13h00 - Zoo Dá o Recado:
Mês do Meio Ambiente. Organização: Prefeitura de Piracicaba (Zoológico Municipal de Piracicaba). Acesse: Facebook e Instagram do Zoologico.

19h00 às 20h00 - Live aberta: Planejamento e gestão ambiental em campus universitário. Organização: Plano Diretor Socioambiental do campus USP “Luiz de Queiroz”. Acesse: link do Google Meet.

23 DE JUNHO
10h00 às 12h00 - Palestra: Vizinhos silvestres e coexistência humano-fauna, com a professora Kátia Ferraz e e Silvio Marchini. Organização: LEMaC/LCF/Esalq. Acesse: link de acesso.

19h00 às 20h30 - Apresentação PMGIRS: Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Piracicaba. Público: secretários e gestores. Local: Simespi. Organização: Sedema e Comissão de Acompanhamento do PMGIRS.

24 DE JUNHO
14h30 - Live:
Bastidores do Zoológico Municipal de Piracicaba. Organização: Prefeitura de Piracicaba (Zoológico Municipal). Acesse: Facebook e Instagram do Zoologico.

25 DE JUNHO
9h30 - Cinema:
Exibição do Curta Documentário "Vidas que Cooperam" - Encontro e Reencontro Cooperativa Reciclador Solidário. (Presencial na Cooperativa e transmissão ao vivo na TV Câmara) Organização: Câmara Municipal (Vereadora Rai de Almeida).

26 DE JUNHO
9h00 às 11h00 - Live:
Olhando pela sua janela e conhecendo as aves de Piracicaba com o livro Aves do Campus "Luiz de Queiroz". Organização: LEMaC/LCF/ESALQ e INMA. Acesse: link disponível.

28 DE JUNHO
9h00 - Divulgação do(s) vencedor(es) do Concurso:
"Eu vi um bicho na cidade: fotos e relatos sobre a fauna silvestre. Organização: Grupo de trabalho Interdisciplinar sobre fauna silvestre de Piracicaba. Acesse: Site da Sedema.

29 DE JUNHO
13h00 - Zoo Dá O Recado:
Mês do Meio Ambiente. Organização: Prefeitura de Piracicaba (Grupo de trabalho interdisciplinar sobre fauna silvestre). Acesse: Facebook e Instagram do Zoológico.

19h00 - Palestra: "Queimadas e incêndios florestais: prevenção, combate e conscientização", com Alexandra Faccioli, promotora do MP/SP - Gaema. Organização: Câmara Municipal (Escola do Legislativo). Acesse: link para inscrição.

30 DE JUNHO
9h00 às 10h00 - Live:
Restauração Florestal, aspectos gerais e o exemplo do campus “Luiz de Queiroz”. Organização: Grupo de Adequação Ambiental (GADE) Esalq e PUSP-LQ/USP. Acesse: link do Google Meet.

14h30 - Premiação dos vencedores do concurso: "Eu vi um bicho na cidade: fotos e relatos sobre a fauna silvestre". Organização: Prefeitura de Piracicaba (Grupo de trabalho interdisciplinar sobre fauna silvestre. Acesse: live aberta.

19h00 às 20h00 - Live: Uso Racional e a Água Virtual nas Residências. Organização: Gepura (Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água) - Esalq/Cena. Acesse: link de acesso ao Google Meet. Ao final será exibido um vídeo educativo e será realizada uma conversa sobre Conservação dos Recursos Hídricos pela Sodemap.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Meio Ambiente Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Notícias relacionadas