PIRACICABA, SÁBADO, 24 DE FEVEREIRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2023

Semana ‘Leonardo Villar’ de Cinema entrará no Calendário Oficial


Propositura de autoria da vereadora Silvia Morales foi aprovada em segunda discussão na noite de quinta-feira (7), na 71ª Reunião Ordinária de 2023



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales é autora do projeto de lei 178/2023, aprovado em segunda discussão na 71ª Reunião Ordinária, realizada na noite de quinta-feira (7)



A Semana ‘Leonardo Villar’ de Cinema deve entrar no Calendário Oficial da Câmara Municipal de Piracicaba com a aprovação em segundo turno, na 71ª Reunião Ordinária, na noite de quinta-feira (7) do projeto de lei 178/2023. A propositura traz que o evento deve ser promovido anualmente na semana do dia 19 de junho, data da comemoração do Dia Nacional do Cinema e semana do aniversário do ator piracicabano mundialmente conhecido, Sr. Leonardo Villar.

De autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, a propositura traz em seu artigo 2º que a Semana "tem por objetivo proporcionar um espaço de articulação e debate gerados para estimular, destacar, valorizar e incentivar a produção cinematográfica no município de Piracicaba, através de reuniões, palestras, seminários, mostras competitivas ou não com exibições de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários".

A vereadora, ao ler a justificativa da propositura na tribuna da 70ª Reunião Ordinária, quando da aprovação em primeiro turno do projeto -- além de pontuar que a Semana busca fomentar e fortalecer a produção cinematográfica regional --, ainda destaca pontos biográficos da trajetória do ator piracicabano nascido em 1923 e que morreu aos 96 anos. 

"Começou a carreira no teatro no final da década de 1940, na capital paulista, logo após se formar na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD) em 1948, indo para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde ficou por oito anos", traz a propositura.

Após atuar em diversas peças teatrais premiadas, Leonardo Villar "se torna o protagonista Zé do Burro de O Pagador de Promessas, peça de Dias Gomes, dirigida por Flávio Rangel em 1960. Pela peça, recebe mais uma vez o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais e o prêmio Governador do Estado de São Paulo. Este personagem que o alçaria a fama mundial: ele se torna reconhecido internacionalmente ao interpretar mais uma vez o personagem Zé do Burro na adaptação para o cinema de O Pagador de Promessas feita por Anselmo Duarte em 1962, o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o qual foi também indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro". 

Villar ainda teve uma carreira de destaque na televisão, com participação em diversas novelas: "estreou na televisão em 1965, na novela A Cor de sua Pele, da TV Tupi. Em 1972, estreou na Rede Globo em O Primeiro Amor, atuando em sucessos como Escalada e Estúpido Cupido. Em 2001, voltou ao teatro com peça A Moratória. Nos anos 1980, atua em Campeões do Mundo, com texto de Dias Gomes, e direção de Antônio Mercado, e Motel Paradiso, com texto de Juca de Oliveira e direção de José Renato".

O projeto, agora, segue para análise do Executivo. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas