PIRACICABA, SÁBADO, 24 DE FEVEREIRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE DEZEMBRO DE 2023

Semana ‘Leonardo Villar’ de Cinema deve entrar no Calendário Oficial


Projeto de autoria de Silvia Morales, aprovado em primeira discussão na noite desta segunda-feira (4), prevê celebração anual no mês de junho e estímulo ao cinema



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Projeto de Lei de autoria da vereadora Silvia Morales foi aprovado em primeira discussão na noite desta segunda-feira, na 70ª Reunião Ordinária






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (4) a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana municipal ‘Leonardo Villar’ de Cinema” "a ser promovida anualmente na semana do dia 19 de junho, data da comemoração do Dia Nacional do Cinema e semana do aniversário do ator piracicabano mundialmente conhecido, Sr. Leonardo Villar".

De autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o projeto de lei 178/2023 traz em seu artigo 2º que a Semana "tem por objetivo proporcionar um espaço de articulação e debate gerados para estimular, destacar, valorizar e incentivar a produção cinematográfica no município de Piracicaba, através de reuniões, palestras, seminários, mostras competitivas ou não com exibições de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários".

A vereadora, ao ler a justificativa da propositura na tribuna da 70ª Reunião Ordinária -- além de pontuar que a Semana busca fomentar e fortalecer a produção cinematográfica regional --, ainda destaca pontos biográficos da trajetória do ator piracicabano nascido em 1923 e que morreu aos 96 anos. 

"Começou a carreira no teatro no final da década de 1940, na capital paulista, logo após se formar na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD) em 1948, indo para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde ficou por oito anos", traz a propositura.

Após atuar em diversas peças teatrais premiadas, Leonardo Villar "se torna o protagonista Zé do Burro de O Pagador de Promessas, peça de Dias Gomes, dirigida por Flávio Rangel em 1960. Pela peça, recebe mais uma vez o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais e o prêmio Governador do Estado de São Paulo. Este personagem que o alçaria a fama mundial: ele se torna reconhecido internacionalmente ao interpretar mais uma vez o personagem Zé do Burro na adaptação para o cinema de O Pagador de Promessas feita por Anselmo Duarte em 1962, o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o qual foi também indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro". 

Villar ainda teve uma carreira de destaque na televisão, com participação em diversas novelas: "estreou na televisão em 1965, na novela A Cor de sua Pele, da TV Tupi. Em 1972, estreou na Rede Globo em O Primeiro Amor, atuando em sucessos como Escalada e Estúpido Cupido. Em 2001, voltou ao teatro com peça A Moratória. Nos anos 1980, atua em Campeões do Mundo, com texto de Dias Gomes, e direção de Antônio Mercado, e Motel Paradiso, com texto de Juca de Oliveira e direção de José Renato".

O projeto, agora, deve ser apreciado em segundo turno pela Casa e, caso aprovado, segue para sanção do Executivo. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas