PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2019

Semana Agroecológica será realizada nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro


Joel Cardoso Oliveira, coordenador da OCS Agroecológica Piracicaba, ocupou a tribuna popular, nesta quinta-feira, para falar sobre o Dia Municipal da Agroecologia.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

De acordo com Oliveira, a agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que agrega conhecimentos científicos e tradicionais






O coordenador da OCS (Organismo de Controle Social) Agroecológica Piracicaba, Joel Cardoso Oliveira, ocupou a tribuna popular, na 52ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (19), para falar sobre o Dia Municipal da Agroecologia, comemorado em 3 de outubro, por meio do projeto de decreto legislativo 23/2019, de autoria da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Piracicaba.

De acordo com ele, a agroecologia, uma forma de agricultura sustentável que agrega conhecimentos científicos e tradicionais, pode ser praticada por todas as pessoas. “Em todos os ambientes e em todas as faixas-etárias é possível aplicar os conhecimentos da agroecologia, gerando uma nova visão de integralidade, onde todos os aspectos da vida estão contemplados, já que a prática busca a preservação da vida, da terra, do mundo animal e do mundo vegetal”, explicou.

Oliveira também destacou a Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica 2019 (Sapo), que será realizada nos dias 3, 4, 5, e 6 de outubro, na Casa do Hip Hop, localizada na rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 200, no bairro Higienópolis. “Na ocasião, faremos homenagem aos produtores e todos aqueles que incentivam a agroecologia e celebraremos o dia da abelha e o aniversário de Ana Primavesi, uma das responsáveis pelos avanços nos estudos sobre a agroecologia, que esse ano completa 99 anos de idade, mostrando-nos que, independente das nossas idades, essa é uma luta de todos”, enfatizou.

Além disso, o evento discutirá a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída no ano passado no Estado de São Paulo. “Estamos nos organizando para cobrar do poder público a instituição do protocolo da transição agroecológica junto do Estado, para que, juntos, possamos ajudar os pequenos produtores, para que eles possam crescer e vender a produção de alimentos orgânicos aos supermercados e ou a algum setor da administração pública”, frisou.

Segundo ele, o evento tem como objetivo conscientizar a população de que a agroecologia é importante para gerar, em todos os ambientes do dia a dia, soluções sustentáveis para os resíduos, tratamento da água e a conservação do solo.



Texto:  Raquel Soares
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas