
18 DE ABRIL DE 2017
Moradores aguardam providências da prefeitura na contenção de águas pluviais que invadem residências, além de recuperação de área verde, com o desassoreamento de lagoa.
Secretário de Obras acompanha Dirceu Alves no bairro Lago Azul
O vereador Dirceu Alves da Silva (SD), na manhã desta terça-feira (18), juntamente com o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro percorreu a região do distrito de Ártemis para ouvir o clamor da população, especialmente moradores ao longo da rua Kijuji Mizuhira, altura do número 1011, que estão desesperados com o avanço de águas pluviais que invadem residências e causam prejuízos de bens materiais, além de problemas de saúde pública, devido a falta de canaletas e tubulações que deveriam ter sido colocadas para contornar o declive acentuado da rua.
Arthur Ribeiro avaliou a situação e, ponderou o andamento de projetos na região, que passam por licitação de obras de asfaltamento de ruas do bairro. Porém, enfatizou a realização de obras pontuais, como a colocação de tubulações que possam contribuir para o livre fluxo das águas pluviais, além de estudar a implantação de mais uma boca de lobo na altura do número 1011, da rua Kijuji Mizuhira.
Moradores antigos da região, a exemplo de Wanderleia Ribeiro Santos de Oliveira e Tiago Silva relatam as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia para contornar os problemas de enchentes, de águas que superam os 50 centímetros de altura ao invadir residências, além das dificuldades de manobrar veículos em garagens, lembrando que o problema é antigo, sendo que até hoje a prefeitura só fez intervenções paliativas na região, na movimentação de terras que retornam ao leito carroçável da pista nos períodos de chuvas.
O vereador Dirceu Alves defendeu a intervenção do poder público em atendimento às reivindicações dos moradores do Lago Azul, por se tratar de um problema crônico que já deveria ter sido resolvido.
Lagoa
O vereador Dirceu Alves também percorreu outros locais reclamados pela população, no pedido de recuperação de área pública abandonada, no entroncamento das ruas José Bailarin e José Ramiro, onde está situada uma lagoa totalmente seca e assoreada, mas que na década dos anos 60 já foi um "verdadeiro cartão postal", conforme conta a moradora Fátima Castilho, que também recorda de uma época em que a Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente) cuidava do local.
O secretário de Obras, Arthur Ribeiro verificou os pontos reclamados pela população, o que também inclui avaliação sobre problemas de enchentes, em decorrência da precariedade de tubulações e galerias que a região necessita. E, reiterou a importância de estudos para avaliar a situação regional, até em função de projeto de revitalização da represa Lago Azul, apresentado pela EIAS Consultoria Ambiental, que prevê a recuperação da represa e de todo o entorno da área, que poderá contar com um reservatório estratégico de 200 milhões de litros de água, a serem utilizados como alternativa para a crise hídrica.
A consideração é que atualmente o local está sem uso e assoreado, sendo que moradores da região reivindicam a implantação de melhorias, como reflorestamento, criação de parque urbano e revitalização da barragem na área, além de outras intervenções ambientais.
Chácara Bonança
O vereador Dirceu Alves concluiu sua ronda pela região do distrito de Ártemis ao atender o pedido de moradores da Chácara Bonança, entrada principal do distrito, proximidades da rodovia Geraldo de Barros, SP 304, onde a força das águas pluviais, somadas com os problemas de rompimento de tubulações de esgoto estão causando sérios transtornos à população. Raquel Malusá Cardoso e Geni Ana Barbosa dos Santos relataram ao vereador os problemas enfrentados devido ao acúmulo de águas pluviais provenientes de ruas acima de suas propriedades, a exemplo da rua 12 de Outubro, rua Sorocabana e outros locais que contribuem para agravar os problemas hídricos da região.
O vereador Dirceu Alves reiterou a importância de também acionar a secretaria de Obras, bem como outras instâncias do poder público para avaliar o problema da região, devido ao estrago de as águas já provocam em residências. O parlamentar também acolheu o pedido dos moradores sobre poda de árvores, que comprometem a fiação da rede elétrica, entupimento de dutos e calhas, além de outras situações problemáticas que causam transtornos sociais.