PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JUNHO DE 2020

Ronaldo Moschini reforça cuidados preventivos na Covid-19


O parlamentar também destaca a importância do município centralizar o atendimento na UPA Piracicamirim



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ronaldo Moschini reforça cuidados preventivos na Covid-19






O vereador Ronaldo Moschini (CID), também na condição de médico se manifestou na 17ª reunião extraordinária de ontem (23), utilizando-se dos cinco minutos regimentais, na condição de líder partidário para reforçar o conteúdo de mensagens que procura passar às pessoas sobre a grave crise na área de saúde que a humanidade está passando em função do Coronavírus, a Covid-19.

O parlamentar citou que ainda na segunda-feira (22), foi entrevistado pelo jornalista da Câmara, Erich Valim, em live pelo Instagram, no Programa Parlamento Aberto, com abordagens sobre a Covid-19, onde discorreu sobre gestação e os serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de Piracicaba.

Na entrevista Moschini também comenta sobre a unidade em Piracicaba, que centraliza o atendimento para tratar desta doença, na UPA Piracicamirim. E, recomendou que as pessoas procurem ter acesso à informações, além de enfatizar que a Covid-19 é uma doença pouco conhecida ainda, com relação à gestação, na transmissão vertical para o feto. "Foi uma live bastante profícua", destacou Moschini, que também ressaltou a qualidade das informações, conferidas nos maiores centros de pesquisas do Brasil, principalmente no Hospital das Clínicas, da Usp (Universidade de São Paulo).

Moschini também reiterou a importância de se verificar a condição das mulheres gravidas e puérperas, aquelas que já ganharam os seus filhos e que fazem a transmissão no período de amamentação, que deve ser feito com máscara, onde deve ser mantido até dois metros de distância, quando for dar o banho ou amamentar e, que seja feito com máscara, com todos os cuidados possíveis e imagináveis, devido ao risco de transmissão, sendo que todos os casos positivos em crianças até três meses foram vistos que não há o vírus Sars-CoV-2, no líquido aminoático das grávidas e que não há na placenta, nem mesmo na transmissão uterina. "A live foi muito importante, permitiu desmistificar alguns dogmas", disse.

Moschini encerrou suas considerações com uma mensagem de esperança, ao citar a história de um homem que queria vender o sítio e, andando pela rua encontrou com um poeta, Olavo Bilac e, lhe disse sobre a intenção de vender a propriedade, no que pediu ao poeta para redigir um anúncio para ser colocado no jornal. O poeta pegou um lápis e escreveu: vende-se uma encantadora propriedade, com num extenso arvoredo, onde cantam os pássaros ao amanhecer, é cortado por amplas e magníficas águas, de um belo ribeirão, e a casa nela existente é banhada pelo sol nascente e oferece as tardes com sombras tranquilas. Passaram-se os dias e o poeta se encontrou com o homem e lhe perguntou se tinha vendido o sítio, ao passo que ele disse, nem pensei nisso depois que eu vi a maravilha que tinha e eu não sabia.

"Assim é a nossa vida. Não vamos deixar para valorizar amanhã, depois que alguém fizer um anúncio dizendo da beleza da nossa vida, por estarmos nela. Assim, nós sempre teremos a escolha, de viver com dificuldades, e apesar delas, pois, quem nos deu a vida é o nosso senhor, o nosso Deus", disse o parlamentar, que, por esta mensagem, pediu a todos os vereadores e aos cidadãos, um cuidado muito grande, principalmente agora, nos meses de julho e agosto, onde é previsível o aumento do número de casos e de mortes, o que requer de todos bastante cuidado. Lembrou que são mais de 250 mil mortes no mundo, em mais de três milhões de casos, além de alertar que as pessoas evitem aglomeração, que lavem as mãos e usem álcool em gel.

Leia mais:

Moschini orienta gestantes e mães sobre cuidados contra a Covid-19

 


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas