
07 DE JUNHO DE 2023
Promovida pela Escola do Legislativo, atividade buscou trazer a alunos do Senac um panorama das discussões da Casa sobre clima e meio ambiente
Evento aconteceu no Salão Nobre "Helly de Campos Melhes", na tarde desta quarta-feira
Alunos de cursos de aprendizagem técnica do Senac Piracicaba (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) participaram, na tarde desta quarta-feira (7), da Roda de Conversa intitulada "Ações Ambientais e Climáticas do Parlamento Piracicabano", promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, que buscou apresentar projetos que tramitam na Casa sobre a temática ambiental, ações que já acontecem na cidade, e coletar novas ideias e propostas. O evento aconteceu no Salão Nobre "Helly de Campos Melges".
Além dos estudantes e professores, também participaram da atividade o coordenador da Escola do Legislativo, vereador Josef Borges (Solidariedade), a conselheira da Escola, vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o vereador Paulo Camolesi (PDT), a professora e representante da Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa, Marta Maria Lopes Rezende, e também assessores parlamentares.
O encontro foi iniciado com a apresentação do projeto “Semente do Hoje”, desenvolvido no por moradores do bairro Santa Rosa, com a participação do gabinete de Paulo Camolesi, que busca trabalhar a educação socioambiental em escolas do município e, paralelamente, desenvolver ações práticas de fomento à coleta e reciclagem de resíduos sólidos no bairro, por meio de parcerias com catadores independentes, hortas comunitárias, captação de água das chuvas e compostagem.
“Sempre que nós reunimos jovens para falar sobre questões ambientais, isso é fundamental. Percebemos, neste evento de hoje, um grupo muito interessado, repleto de pessoas engajadas e cheias de questionamentos, o que evidencia a existência de uma demanda por essas conversas. Então, esse encontro foi importantíssimo”, analisou Marta Maria Rezende, que realizou a apresentação do projeto “Semente do Hoje”.
Na sequência, Josef Borges falou a respeito de ações e projetos ambientais já realizados na cidade, com destaque para os implementados na região do distrito de Artemis, como a limpeza e revitalização das Lagoas do Itaiçaba e Lago Azul, promovida por moradores locais, plantio de árvores nativas e de solenidades aprovadas pela Câmara, como o Dia do Rio Piracicaba e o Dia do Remo.
“A Escola do Legislativo é uma ferramenta importantíssima. Hoje, tivemos uma grande participação de alunos, nosso público-alvo para essas políticas públicas. Ações como essa são importantes para que eles possam conhecer o trabalho dos vereadores, que muitas vezes não chega até eles. Eu, como coordenador da Escola do Legislativo, fico muito contente, pois esse é um dos nossos objetivos, e hoje ele foi atingido plenamente”, disse Josef Borges ao término da Roda de Conversa.
O parlamentar ainda ressaltou que ações, ideias, reclamações, projetos e solicitações de serviços que envolvam a temática ambiental podem também obter respaldo do poder público por meio de canais oficias, a exemplo do telefone 156, da Prefeitura.
Quem também apresentou aos alunos algumas das discussões parlamentares que acontecem na Câmara Municipal de Piracicaba foi a vereadora Silvia Morales, seguida dos assessores parlamentares Ayri Rando e Aline Gallo, que destacaram as tramitações do chamado Código Florestal Municipal, as discussões a respeito do IPTU Verde, que busca conceder descontos para munícipes que desenvolvem práticas ambientalmente sustentáveis, e das diversas atividades voltadas a discutir as mudanças climáticas em âmbito municipal, promovidas pela Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba).
“Foi uma roda de conversa bem dinâmica e produtiva, pois o público hoje aqui presente foi majoritariamente de jovens de 17 a 19 anos e que querem saber tudo sobre a questão ambiental e climática, assuntos cada vez mais em alta e que precisam, sempre, ser muito debatidos”, disse a vereadora.
Ela, na sequência, lembrou que a roda de conversa promovida nesta quarta faz parte da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente), realizada por diversas entidades privadas e pelo poder público municipal, e destacou a entrega do Prêmio Chico Mendes, solenidade realizada na Câmara, na noite de terça-feira (6), também no âmbito da Simapira, que homenageou a Fundação Agência das Bacias PCJ.
“Nós, jovens estudantes, precisamos dessa interação maior com a política e com essas ações, algo que tem o potencial de auxiliar em nossas vidas e também no futuro de toda uma nação”, resumiu a aluna Laura Camargo ao término da roda de conversa.
A Roda de Conversa intitulada "Ações Ambientais e Climáticas do Parlamento Piracicabano", foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo municipal.