07 de novembro de 2025
Instituição do "Dia do Macaco Muriqui-do-Sul" é aprovada em segunda discussão
Projeto de lei de autoria de Silvia Morales, que reserva anualmente o dia 27 de agosto no Calendário Oficial de Eventos do Município, foi aprovado nesta quinta-feira (6)
Os vereadores aprovaram em segunda discussão, na noite desta quinta-feira (6), o projeto de lei 275/2025, que institui anualmente no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba a data de 27 de agosto como “Dia do Macaco Muriqui-do-Sul”, uma espécie ameaçada de extinção, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba.
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, autora do projeto destaca no texto aprovado em definitivo na 64ª Reunião Ordinária o papel da Área de Proteção Ambiental (APA) Barreiro Rico - que abrange territórios dos municípios de Anhembi, Botucatu, Piracicaba e São Pedro - como local privilegiado para a preservação do muriqui e de diversas outras espécies da fauna e da flora.
“Na prática, é uma área extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. No total, em relação aos indivíduos de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), estimam-se entre 12 e 20 primatas da espécie na Área de Proteção Ambiental em questão”, traz Silvia Morales na justificativa do projeto.
A parlamentar ainda ressalta a importância da Estação Ecológica do Barreiro Rico, uma área de aproximadamente 292 hectares no município de Anhembi, criada em 2006, que “abriga ainda cinco dos cerca de 1.300 indivíduos remanescentes na natureza de muriqui-do-sul. Junto com o muriqui-do-norte (B. hypoxanthus), os mono-carvoeiros representam os maiores primatas das Américas, endêmicos da Mata Atlântica e exclusivos do território brasileiro”.
Ela acrescenta: “A população de muriqui-do-sul mais interiorana do estado de São Paulo está presente justamente nesta Estação Ecológica. Essa população foi diminuindo significativamente ao longo das últimas décadas e, hoje, essa espécie integra a lista brasileira das espécies em perigo de extinção”.
Silvia defende que a instituição da data no Calendário Oficial de Eventos “é extremamente importante para promover a sensibilização, a conscientização e a educação ambiental referentes à situação atual desta espécie; à necessidade de conservação da biodiversidade e das áreas protegidas de Piracicaba e região; e à formação de corredores ecológicos para prevenir a extinção desta espécie de primata e elevar o número de indivíduos da sua população”.
Ela aponta que a medida também deve contribuir para a conservação de outros primatas na região, “podendo intensificar o interesse por pesquisas sobre dados populacionais, o aporte de recursos financeiros e ações de conservação em Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e Reservas Particulares de Patrimônio Natural”.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
07 de novembro de 2025
07 de novembro de 2025
06 de novembro de 2025
06 de novembro de 2025
