PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE NOVEMBRO DE 2021

Roda de conversa no Prudente aborda desenvolvimento sustentável


Mandato Coletivo atende ao pedido da professora Danila da Cruz Soares e realiza evento com alunos que integram grupo referente à sustentabilidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na quarta-feira (10) o Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” realizou a Roda de Conversa relativa às temáticas de Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos para os alunos que pertencem ao grupo sobre Sustentabilidade da Escola Estadual Dr. Prudente, em atendimento ao pedido da professora Danila da Cruz Soares. Deste grupo, estiveram presentes 13 alunos do 7º Ano e um do 6º Ano do Ensino Fundamental, além da professora citada.

Tal roda de conversa abordou os assuntos a seguir: o Conceito de Desenvolvimento Sustentável utilizado desde 1987 no relatório Nosso Futuro Comum, a Agenda 2030, ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 13 – Combate às Alterações Climáticas e a relação destas alterações com o setor de Resíduos Sólidos em Piracicaba (SP).

A implementação da Agenda 2030 teve início em janeiro de 2016.  Trata-se de um plano de ação e consiste em uma declaração contendo um quadro de resultados – os 17 ODS e suas 169 metas, em uma seção sobre meios de implantação e de parcerias globais, além de um roteiro para acompanhamento e revisão. O documento “Transformando Nosso Futuro: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” foi adotado em Nova York durante o mês de setembro de 2015, quando representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas estiveram reunidos.

A abordagem do ODS13 possibilitou comentários sobre as fontes globais de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), as fontes brasileiras e as fontes piracicabanas para melhor compreensão do problema nas suas diferentes esferas. Possibilitou também explicações a respeito do objetivo da Convenção do Clima das Nações Unidas, que é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático, bem como mencionar a COP (Conferência das Partes) como o órgão supremo de tal convenção, onde são tomadas as decisões para cumprimento do referido objetivo.

Foram apontados os impactos das mudanças do clima projetados no âmbito global e local, além das ações de enfrentamento da crise climática em andamento no Brasil. O contexto atual da Agenda Climática de Piracicaba foi exposto, destacando-se o início das atividades da COMCLIMA (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) neste ano.

Como o setor de resíduos, juntamente com o setor agropecuário, é o segundo maior emissor de GEE no nosso município, aproveitou-se tal informação para entrar no assunto pertinente à Gestão dos Resíduos Sólidos e à relevância da destinação adequada dos mesmos.

Foram passados os conceitos de resíduo e rejeito, perguntas para provocar reflexões a respeito do consumo consciente, e a classificação dos resíduos quanto à sua periculosidade e quanto à sua origem.

Transmitiram-se informes gerais sobre a coleta seletiva no nosso município por meio de rápida apresentação do site da SEDEMA (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente): https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-seletiva, ressaltando-se a programação da coleta mencionada nos bairros.

Pablo Carajol, componente do Mandato Coletivo frisou “a importância da educação para a conscientização ambiental e enfatizou o papel da escola como instituição e também responsável em promover e provocar uma postura inovadora no enfrentamento das questões ambientais”.

A próxima atividade programada na escola ocorrerá no dia 04 de dezembro, às 09 horas, quando os presentes, além de alunos e toda a comunidade escolar darão o abraço simbólico na escola, em comemoração à instalação do gradil que ficará no entorno da escola, bem como a apresentação dos projetos de educação ambiental e apresentações na parte externa da escola.  



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas