PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2022

Roberto Cabrini e Zé Boquinha serão homenageados nesta sexta


Solenidade de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. homenageará o jornalista piracicabano Roberto Cabrini e o esportista José Roberto Lux, o Zé Boquinha



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

O jornalista Roberto Cabrini e o esportista Zé Boquinha recebem homenagens nesta sexta, às 19h30, no salão nobre da Câmara



O jornalista Francisco Roberto Cabrini receberá nesta sexta-feira (20), durante solenidade a ser realizada no salão nobre “Helly de Campos Melges”, com início às 19h30, o título de “Piracicabanus Praeclarus”, numa iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr (PL).

O título homenageia autoridades e personalidades nascidas no município que prestaram serviços relevantes à sociedade. Piracicabano, o profissional de comunicação iniciou a carreira no jornalismo aos 16 anos na extinta Rádio Alvorada AM (580 KHz), além de ter atuado, também, em A Tribuna Piracicabana.

Um ano mais tarde, surgiu a oportunidade de trabalhar na TV Globo, em São Paulo. Começava naquele instante, após um teste nos estúdios da emissora, a trajetória jornalística que proporcionou a Cabrini desempenhar trabalhos em mais de 60 países, com elaboração de reportagens premiadas na Rede Globo, no SBT, na Band e na TV Cultura.

O piracicabano foi correspondente internacional do Grupo Globo por oito anos, além de ter recebido inúmeras comendas e troféus, entre eles os prêmios Tim Lopes e Esso de Telejornalismo. A reportagem internacional mais recente foi a cobertura da guerra na Ucrânia.

Um dos seus feitos jornalísticos consistiu na descoberta do paradeiro do ex-fugitivo da Justiça Paulo César Farias, que foi tesoureiro da campanha do então ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Atualmente, Cabrini apresenta reportagens especiais no “Domingo Espetacular”, além de ser o editor-chefe do “Câmera Record”, ambos programas jornalísticos veiculados pela Record TV.

ZÉ BOQUINHA - Na mesma solenidade, haverá a entrega do título de "Cidadão Piracicabano" ao esportista José Roberto Lux, o Zé Boquinha.

O homenageado nasceu em Santa Bárbara d'Oeste (SP) em 27 de julho de 1944. É um dos nomes mais respeitados do basquete brasileiro, porém iniciou a carreira esportiva no futebol, nas categorias de base do União Barbarense, onde atuou até 1964. Paralelamente, deu início a uma promissora carreira no juvenil do basquete do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba em 1960, permanecendo no alvinegro até 1968.

Jogou no Corinthians e no Flamengo, além de outras agremiações, sendo que na seleção brasileira representou Piracicaba nos Jogos Olímpicos Universitários de Tóquio, em 1967, onde conquistou a medalha de bronze. Foi campeão sulamericano e panamericano.

Ele voltou a jogar pelo XV de Novembro na temporada 1974/1975, vencendo o campeonato do interior novamente, antes de encerrar a carreira. Também atuou como técnico da Unimep entre os anos de 1983 e 1984.

Atualmente, Zé Boquinha é comentarista dos canais esportivos ESPN.

SOLENIDADE - Início às 19h30, com entrada pelo prédio principal do Legislativo, na rua Alferes José Caetano, 834. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara – canal 11.3 em sinal digital, além dos canais 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra. Haverá transmissão simultânea pelos perfis da Câmara no facebook/camarapiracicaba e no Youtube.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas