
05 DE MAIO DE 2025
Entidade foi inaugurada em 1965 para oferecer tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais
Reunião solene foi proposta pelos vereadores Fábio Silva (Republicanos), Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB)
Por iniciativa dos vereadores Fábio Silva (Republicanos), Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB), a Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (6), às 19h30, reunião solene em homenagem aos 60 anos de fundação do Centro de Reabilitação de Piracicaba, em atendimento ao requerimento nº 83/2025.
O CRP surgiu a partir do trabalho das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência. Em 1963, elas se reuniram para criar um espaço com equipamentos e técnicas voltados à reabilitação da pessoa com deficiência. Isso porque, na época, Piracicaba não dispunha de tratamento especializado para pessoas com deficiência, que eram encaminhadas para o Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Em 1965, o então prefeito Luciano Guidotti, que também foi o 1º presidente do Centro de Reabilitação Piracicaba, assinou uma ata que inaugurou a entidade, oferecendo a partir daí tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais. Em 1975, foi inaugurada a 1ª ala do CRP e, em 1987, a 2ª ala. Em maio de 2004, foram inaugurados o ginásio e o setor profissionalizante Unep (Unidade Educacional e Profissionalizante).
No mesmo ano, a instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do País e também recebeu o prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, outorgado pela Câmara de Piracicaba. Em 2005, a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, recebeu o Selo de Escola Solidária. Hoje, o CRP atende gratuitamente a uma média de 450 pessoas com deficiência de 0 a 59 anos, e suas famílias, nas áreas Terapêutica, Educacional, Centro Dia, Emprego Apoiado e Projetos Socioeducativos.
Na solenidade, que será realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, serão homenageadas as fundadoras e administradoras da entidade: Hilda Pereira da Costa Gobbo, Odila Fuzetti Guidotti e Maria Helena de Almeida Guidotti, além da homenagem póstuma ao ex-presidente, Raul Coury.
A reunião solene terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.