PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE AGOSTO DE 2020

Requerimento questiona Executivo sobre ex-funcionários da Via Ágil


Propositura é de autoria de Paulo Serra e foi discutida por Laércio Trevisan Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Aprovação de requerimento ocorreu na 27ª extraordinária

Aprovação de requerimento ocorreu na 27ª extraordinária
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de requerimento ocorreu na 27ª extraordinária

Aprovação de requerimento ocorreu na 27ª extraordinária
Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de requerimento ocorreu na 27ª extraordinária






Na 27ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (10), a Câmara aprovou o requerimento 391/2020, em que o vereador Paulo Serra (CID) indaga o Executivo sobre a situação dos ex-funcionários da empresa que era responsável pela operação do transporte público na cidade. A propositura foi discutida pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL).

A empresa Via Ágil era a responsável pela concessão do transporte coletivo na cidade e assinou, em 8 de maio, rescisão contratual amigável com a Prefeitura de Piracicaba. Após isso, um contrato emergencial foi assinado pelo Executivo com a empresa Tupi (Transporte Urbano de Piracicaba). Os ex-funcionários da Via Ágil esperam, desde então, o pagamento da rescisão contratual.

“Existem diversas reivindicações por parte dos funcionários da Via Ágil, a respeito de seus direitos, que ainda têm a receber pelo tempo trabalhado. Estamos, atualmente, em um trágico período de pandemia, em que milhões de brasileiros encontram dificuldades para trabalhar e levar o sustento à família”, diz Paulo Serra.

Ele quer saber quais são os procedimentos que devem acontecer, referentes ao recebimento da rescisão aos ex-funcionários. Sobre as competências do Executivo Municipal regularizar a situação, Serra pergunta qual o prazo estimado para que os procedimentos aconteçam.

Ao discutir a propositura, Trevisan Jr. disse ter cobrado o Executivo via ofícios e requerimentos sobre o mesmo assunto. Segundo ele, as respostas enviadas ao seu gabinete foram “em parte” e algumas escritas como “respostas prejudicadas”. Trevisan citou artigos do contrato entre prefeitura e Via Ágil, de 2013, no valor de R$ 1.477.536,04 e duração de sete anos. Um dos artigos do contrato trazia que estava entre as competências da Via Ágil as obrigações das contribuições trabalhistas e previdenciárias.

Trevisan citou reportagem publicada na Gazeta de Piracicaba, de 8 de agosto, sobre assembleia com 212 dos 609 trabalhadores, de aprovação do projeto de reconhecimento da dívida pela prefeitura, a ser enviado para a Câmara. “Que dívida é essa, que ninguém sabe?”, questionou. “Se você errou, se deixou de fiscalizar, pague a empresa”, disse, ao se referir ao chefe do Executivo. Para ele, se os vereadores aprovarem o pagamento da dívida, correm o risco de responder por improbidade administrativa. “Tem um monte de gente fazendo política com essa questão”, completou.

Já a vereadora Coronel Adriana, ao discutir o mesmo requerimento, classificou a situação como "vexatória", por entender que se trata de algo que envolve o erário do município. "Não passaram por esta Casa a decisão pela contratação da empresa, os aditamentos e a decisão de desfazimento amigável. A empresa deve pagar os funcionários, é a função dela, não da prefeitura. Não é justo que a população seja lesada", classificou a parlamentar.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr Paulo Serra Adriana Nunes

Notícias relacionadas