PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2021

Requerimento pede esclarecimentos sobre notificações em Tanquinho


Propositura de autoria de Laércio Trevisan Junior foi aprovada nesta quinta-feira, na 17ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, nesta quinta-feira (10), na 17ª reunião ordinária, o requerimento 604/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior (PL), que cobra do Executivo esclarecimentos sobre notificações emitidas pela concessionária Mirante a moradores do distrito de Tanquinho.

Na propositura, o parlamentar informa que foi procurado em seu gabinete por moradores da rua Alberto Coury que relataram ter recebido notificações da concessionária Mirante exigindo a construção de caixa de inspeção de esgoto, sob risco de serem autuados caso não atendessem à exigência.

O vereador destaca que algumas residências na rua não possuem ligação na rede coletora de esgoto para escoamento por gravidade, em razão de terem sido construídas abaixo do nível da rua. Além disso, continua o parlamentar, a rede coletora do local é antiga, feita muitos anos antes da construção das residências, "as quais pagam devidamente a tarifa de esgoto mensalmente", mesmo sem utilizar o serviço de coleta e tratamento, tendo em vista possuírem fossas sépticas.

Trevisan que já havia abordado a situação em ofício encaminhado em maio ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e no requerimento 503/2031, ambos aguardando respostas ressalta que, conforme previsto na legislação, tal atitude de notificar os proprietários dos imóveis, exigindo a construção de caixa de inspeção de esgoto, é ilegal. 

De acordo com o parlamentar, essa exigência só deve ser feita em casos de execução de reformas ou alteração do projeto de construção original, o que não é o caso no atual cenário. A notificação aos moradores da rua Alberto Coury constitui ato de improbidade administrativa, avalia Trevisan, que discutiu o assunto durante a reunião ordinária. 

Pelo requerimento, o vereador busca saber se os imóveis da rua Alberto Coury já foram vistoriados, a fim de identificar quais possuem ligação na rede coletora de esgoto e quais não possuem; quem determinou o procedimento de notificar os moradores exigindo a construção da caixa de inspeção de esgoto; e, com base nas vistorias realizadas pelo Semae, quais providências serão adotadas. 

Diante dos fatos e questionamentos apresentados no ofício 118/2021/ALS e no requerimento 503/2021, Trevisan também pergunta quais foram as providências adotadas pelo Semae até o momento, se a autarquia tem conhecimento da "ação ilegal adotada pela concessionária Mirante" e quais providências serão tomadas para "suspender imediatamente as notificações emitidas".



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas