21 de janeiro de 2026
Rede de Atendimento e Proteção cogita grande evento para marcar o Mês da Mulher
Primeira reunião mensal de 2026 da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba foi realizada nesta quarta-feira, na Câmara
Em sua primeira reunião em 2026, a Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba debateu a proposta de envolver todas as entidades e os organismos que a compõem para realizar, em março, um grande evento que se some às atividades que estão previstas para o mês voltado à defesa das pautas e dos direitos da população feminina.
Como o Dia Internacional da Mulher cairá neste ano num domingo (8), a ideia trazida por Danielle Pupin, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, é de —na manhã do sábado que anteceder a data (7) ou do que a suceder (14)— promover uma ação de grande impacto na Estação da Paulista.
No evento seriam oferecidos serviços de saúde (como testes e exames) e orientações sobre direitos, assistência e proteção. Também haveria música ao vivo, exposição de artesanatos, praça de alimentação e opções de lazer para as crianças que estiverem acompanhando as mães. Os pedidos para que a estrutura seja fornecida pela Prefeitura foram feitos por Danielle em reunião com a Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias.
A advogada avalia que o evento, com a participação de todos os entes que integram a Rede, expressará a "união" e a "força" do movimento e atrairá o público a partir da localização de fácil acesso da Estação da Paulista. A proposta foi bem recebida pelas representantes de entidades e organismos que estiveram na Câmara, na tarde desta quarta-feira (21), para o encontro mensal da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba.
Na condução da reunião, a vereadora Rai de Almeida (PT), que coordena a Procuradoria Especial da Mulher, órgão do Legislativo municipal, apoiou a realização do evento em um local de grande circulação de pessoas. "De fato, de manhã bastante gente passa pela Estação da Paulista. E uma atividade de toda a Rede em março é algo muito positivo", referendou a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua e procuradora-adjunta da Mulher.
Março terá uma programação variada em Piracicaba com ações promovidas pelos grupos que integram a Rede, com destaque para a solenidade na Câmara, no dia 10, em homenagem às mulheres. O calendário completo deve ser definido em reunião agendada para 10 de fevereiro, também na Casa de Leis, quando serão apresentadas as iniciativas que devem ser encampadas por cada entidade.
Rai de Almeida compartilhou a ideia de uma exposição que exiba ao público fotos de Piracicaba a partir de registros feitos por mulheres. "É um desejo pessoal que nutro há muito tempo: um olhar nosso para a cidade, seja do ponto de vista da segurança, das relações sociais, da contemplação ou da diversidade que Piracicaba tem", detalhou a vereadora.
REUNIÃO COM O PREFEITO - Ainda durante o encontro mensal, a procuradora especial da Mulher reiterou ser urgente o prefeito Helinho Zanatta (PSD) abrir espaço em sua agenda para uma reunião com a Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba. "Precisamos do Executivo, não temos como prescindir dele. A vida das mulheres está o tempo todo em risco e precisamos de políticas públicas", disse Rai de Almeida.
"Ficamos o ano de 2025 inteiro buscando essa agenda e não conseguimos falar com o prefeito. É preciso que sentemos à mesa com ele para que ele ouça nossas reivindicações, isso é o mínimo que se espera de um gestor. Estamos em 2026 e precisamos avançar", completou a vereadora, em referência ao segundo ano de Helinho Zanatta como chefe do Executivo.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de janeiro de 2026
14 de janeiro de 2026
14 de janeiro de 2026
17 de dezembro de 2025
