25 de agosto de 2025

Promotor Paulo Kishi é condecorado após anos de dedicação à Justiça e ao Social

Promotor de Justiça recebeu Medalha de Mérito Legislativo; atuação profissional e dedicação do homenageado à comunidade foram destacadas

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A atuação profissional e a dedicação à área social na cidade resultaram na entrega da Medalha de Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal de Piracicaba, ao promotor de Justiça Paulo Kishi, em reunião solene realizada no último sábado (23), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A honraria foi motivada pelo Decreto Legislativo nº 25/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que presidiu a solenidade. O homenageado esteve acompanhado, na solenidade, pela esposa, a procuradora regional da República, Sandra Akemi Kishi. 

A mesa de honra foi composta por autoridades, como o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), o vereador Pedro Kawai (PSDB), a desembargadora federal Consuelo Yoshida, a procuradora regional da República, Elaine Proença, o juiz da 2ª Vara Cível de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, o promotor de justiça Ivan Carneiro Castanheiro, a vice-presidente da Abrampa (Associação Brasileira dos Promotores de Justiça do Meio Ambiente) e promotora de justiça, Alexandra Faccioli Martins, o delegado de polícia João Batista Vieira de Camargo, o promotor de justiça aposentado Paulo Affonso Leme Machado, o secretário municipal da Cultura, Carlos Beltrame, o presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre Davi, o vice-presidente da Acipi, Juliano Dorizotto, o advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, Luis Roberto Lordello Beltrame e o representante da Academia Maçônica de Letras de Piracicaba, Guilherme Mônaco de Mello.

Paulo Kishi é cidadão piracicabano desde 2015 e ingressou no Ministério Público de São Paulo em 1992. Ele é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e reside em Piracicaba desde 1996. Desde 1999, atua na 10ª Promotoria de Justiça perante a 2ª Vara Criminal da cidade. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos do Ministério Público nas regiões de Piracicaba, Americana e Rio Claro (2023- 2025). O envolvimento do homenageado com a comunidade também é marcado pela sua atuação como voluntário da Casa do Bom Menino de Piracicaba desde 2009.

Gustavo Pompeo destacou o compromisso do homenageado com a comunidade, além do dever de ofício. "Não é uma homenagem só, é o reconhecimento. Porque todas as vezes que eu fui ao Ministério Público, todas as vezes que eu estive ao seu lado, eu sempre ouvi, além de você falar do dever de ofício, do compromisso que você tem com a sociedade piracicabana e com a população", afirmou. “Você é aquilo que nós temos de melhor, que são as pessoas que se dedicam à nossa população, por aquilo que nós temos de mais precioso, que é o ser”.

Para o prefeito Helinho Zanatta, Paulo Kishi é uma pessoa sensível e preocupada com os deveres. “Parabéns pelo trabalho que o senhor vem fazendo, não somente à frente da Promotoria, com dignidade, com seriedade, com transparência, com justiça, mas também esse lado humano de ajudar as pessoas”, afirmou.

O juiz da 2ª Vara Cível de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, também lembrou que o homenageado transita por muitos meios na comunidade piracicabana e não somente no jurídico. O promotor Ivan Carneiro Castanheiro avaliou o homenageado como exemplo de firmeza e de trabalho dedicado. “Um trabalho que sabe conciliar a questão da justiça com a humanidade, com a solidariedade”, lembrou.

Serviço – Para o promotor de justiça aposentado, Paulo Affonso Leme Machado, a trajetória profissional do homenageado o credenciou para receber a homenagem. “Ele tem pautado a sua postura profissional pelo bom acolhimento, caracterizando-se pela cordialidade e eficiência. Interessou-se em servir aos mais carentes. Esta é uma homenagem justíssima que engrandece a Câmara e a população de Piracicaba”, colocou.

Guilherme Mônaco de Mello também fez um discurso emocionado sobre a trajetória do amigo. “Prestamos uma homenagem à altura da história de um homem que há décadas serve a justiça com humildade, firmeza e humanidade”, salientou. “Representa o reconhecimento público de uma vida dedicada a proteger os princípios de uma sociedade justa. Ninguém personifica melhor esses valores do que o homenageado. Ser humano generoso, discreto e sensível. Homem íntegro, ético e afetuoso. Esta medalha é símbolo da nossa gratidão coletiva e o abraço de uma cidade inteira”.

Após ser agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo, Paulo Kishi usou a Tribuna para fazer agradecimentos e para relembrar a sua trajetória. “O promotor criminal tem que sair do seu gabinete, conhecer os problemas de sua cidade, atuar de forma preventiva, proativa, o promotor tem que ser resolutivo”, destacou. “Esse trabalho envolve formar cidadãos de bem, promover inclusão social. Na carreira ministerial, tive a oportunidade de ajudar vítimas, proteger testemunhas, idosos, crianças, tratar, cuidar do meio ambiente, da probidade administrativa, entre outras atribuições. Recebo esta medalha com o sentimento do dever cumprido, de haver feito tudo o que estava ao meu alcance, não obstante as dificuldades”.

Na solenidade, o homenageado também recebeu outras homenagens: da Unimed, através do representante das relações institucionais Sérgio Fortuoso, do artista plástico Palmiro Romani, da Casa do Bom Menino e do Terça Prime. A homenagem ainda contou com as apresentações musicais do violinista Luiz Fernando Dutra, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e professor de Música do Instituto Formar.

Confira, no vídeo, a solenidade, na íntegra.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS