22 de agosto de 2025

Requerimento solicita dados sobre acidentes de trânsito em Piracicaba

Propositura é de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante)

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

O requerimento 863/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), foi aprovado em regime de urgência na noite desta quinta-feira (21), durante a 43ª Reunião Ordinária de 2025. A propositura solicita ao Chefe do Executivo informações detalhadas sobre os acidentes de trânsito em Piracicaba.

No requerimento, o vereador destaca que é presidente do Fórum de Educação para o Trânsito de Piracicaba, órgão que tem como missão promover a conscientização, a formação cidadã e a segurança viária.

A propositura questiona o Executivo sobre a quantidade de acidentes de trânsito registrados em Piracicaba no período de janeiro de 2025 até a presente data e solicita informações sobre quantos desses acidentes resultaram em vítimas fatais, em vítimas com ferimentos graves e com ferimentos leves. Além disso, pergunta se existe mapeamento ou estudo da Prefeitura sobre as causas mais recorrentes desses acidentes e quais campanhas educativas foram realizadas nos últimos três anos para prevenção de acidentes, incluindo o número de pessoas alcançadas por essas ações.

Durante a 43ª reunião ordinária, o vereador destacou que Piracicaba é a cidade com mais óbitos no estado de São Paulo, com um trânsito extremamente violento. Ele apresentou dados do Infosiga informando que a cidade ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking de óbitos no estado, não pela redução das mortes, mas porque Jundiaí e Sorocaba aumentaram seus índices.

“Em 2025, no primeiro semestre, Piracicaba registrou 158 acidentes no trânsito, com oito óbitos, e nos últimos 12 meses, a mortalidade ultrapassou 72 mortes”, afirmou o vereador, que também enfatizou a importância do requerimento para obter informações detalhadas e desenvolver políticas públicas eficazes para salvar vidas.

O vereador André Bandeira (PSDB) enfatizou a necessidade urgente de campanhas de conscientização para motoristas e a população, especialmente porque o número de acidentes, por conta da falta de atenção dos motoristas, com distrações como mexer no celular, trocar mensagens e atender ligações telefônicas “é uma coisa absurda”. “Precisamos de medidas urgentes, campanhas de prevenção, de conscientização, seja com a nossa criançada, com os nossos motoristas, para a gente tirar Piracicaba desse ranking muito triste para a nossa cidade”, afirmou.

Filmagem: TV Câmara