PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE ABRIL DE 2023

Projeto que altera dinâmica das reuniões ordinárias é aprovado


Entre as regras de projeto de resolução, está a que busca facilitar o uso da Tribuna Popular



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentares também se manifestaram sobre Carta de Repúdio da Procuradoria Legislativa da Câmara






As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba, realizadas às segundas e quintas-feiras, terão uma nova dinâmica. Entre as alterações está a que busca facilitar o uso da Tribuna Popular pelos cidadãos. As alterações foram apresentadas pelos vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Rai de Almeida (PT), autores do projeto de resolução 6/2023, aprovado nesta segunda-feira (3), na 17ª Reunião Ordinária.

O texto divide as reuniões em três partes: o Primeiro Expediente, com duração de 45 minutos, destinado à entrada e à leitura de documentos de quaisquer origens e ao uso da Tribuna Popular (por até 20 minutos); a Ordem do Dia, em que são discutidas e votadas as matérias da pauta; e o Segundo Expediente, com duração máxima de 60 minutos, para as discussões livres dos vereadores, respeitando a ordem alfabética da lista de presença.

Antes, a Câmara seguia os critérios previstos na resolução 7/2022, em vigência desde julho do ano passado, que dividia as reuniões em dois momentos: o primeiro, com a Ordem do Dia, e o Expediente, quando, além dos discursos livres dos vereadores, havia o espaço para os oradores inscritos para a Tribuna Popular.

Ao discutir o projeto, Gustavo Pompeo disse que dos 24 inscritos para ocupar a tribuna nos meses fevereiro e março de 2023, apenas 10 tiveram a chance de se pronunciar. “É de suma importância o povo ter voz. A Câmara representa a população, mas nada impede que as pessoas possam vir e fazer o uso da Tribuna.”

Também autora do projeto, Rai de Almeida disse ter sido contrária às mudanças feitas no ano passado. “Os vereadores têm uma representação do voto popular, mas a comunidade, aquela liderança, aquele popular que quer usar desse expediente, precisa ter esse espaço. É o fortalecimento da democracia.”

Para Acácio Godoy (PP), a alteração representa amadurecimento da Casa, ao reconhecer que “um ato administrativo não trouxe o efeito esperado e saber recolocá-lo”. Ele completou: “a Tribuna Popular é do povo e para o povo. É uma ferramenta que mantém o vereador conectado à população”.

NOTA DE REPÚDIO - Além da votação desse projeto, parte considerável do expediente foi destinada à discussão dos vereadores sobre o conteúdo da Nota de Repúdio lida em plenário, de autoria da Procuradoria Legislativa da Câmara Municipal.

No documento, as quatro procuradoras legislativas da Casa mencionam ofício enviado pelo procurador-geral do município, Guilherme Mônaco de Mello, ao presidente Wagner Alexandre de Oliveira (PHS), o Wagnão, cujo conteúdo atenta “contra a independência funcional e as prerrogativas das procuradoras.”

Houve pronunciamento favorável à nota de repúdio dos vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, Gilmar Rotta (PP), Pedro Kawai (PSDB), Laércio Trevisan Jr. (PL), Paulo Campos (Podemos), Rai de Almeida (PT), Gustavo Pompeo (Podemos), André Bandeira (PSDB), Ana Pavão (PL) e Silvia Morales (PV), além do presidente em exercício Rerlison Rezende, o Relinho (PSDB).

PAUTA – Durante a noite desta segunda-feira, os vereadores derrubaram por 18 votos favoráveis e um contrário o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao projeto de lei 27/2023, de Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, que dispõe sobre a autorização de implementação do sistema de inclusão escolar "ABA" para crianças com autismo nas escolas da rede pública do município. O projeto, no entanto, será apreciado nas próximas reuniões.

Também foram aprovados em redação final os três projetos de decreto legislativo: o 4/2023, do vereador Fabrício Polezi (Patriota), que concede Medalha de Mérito Legislativo a Ricardo Augusto Martins, e o 6/2023, que trata de alterações na reunião solene em comemoração ao Dia Municipal de Combate à Homofobia, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua.

Os demais itens da pauta não foram apreciados: 12 requerimentos e nove projetos de lei.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro

Notícias relacionadas