23 de setembro de 2022

Profissionais da segurança pública recebem título de "Policial Padrão"

Reunião solene realizada na noite desta sexta-feira (23) reconheceu doze profissionais de segurança pública, de quatro instituições, que se destacaram em suas funções

A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, na noite desta sexta-feira (23), em reunião solene realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, o título de “Policial Padrão” a doze profissionais da segurança pública que atuam na cidade.

O título, criado em 2005 por meio do decreto legislativo 10/2005, reconhece “os profissionais que se destacarem por serviços prestados à coletividade” de quatro instituições: Polícia Federal, Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Municipal.

"Me sinto muito feliz, mais uma vez, neste meu quarto mandato, de poder realizar esta sessão solene. É uma noite feliz, de reconhecimento, de homenagem e de valorização da segurança pública na cidade de Piracicaba", disse Laércio Trevisa Jr., vereador que assina o requerimento 609/2022, que concede neste ano o título de Policial Padrão.

Foram homenageados pelo Legislativo piracicabano os profissionais: 

Polícia Civil do Estado de São Paulo: Dr. Alex Willians Adami, Delegado; Carlos Alberto Ramalhão, Agente Policial; e Roberta Gomes da Cruz, Escrivã de Polícia.

Guarda Civil Municipal de Piracicaba: Josmar Rafael Cordeiro; César Eduardo Bottene; e Celso Gomes Queiroz.

Polícia Militar do Estado de São Paulo: Bruno Eduardo da Silva Murari, 3º Sgt. PM; Gilberto Ferreira Algarra 1º Ten. PM e; Emílio Rogério Alves da Silva, Cb. PM.

Polícia Federal Delegacia de Piracicaba: Marcus Vinicius Rocha de Oliveira, Agente da Polícia Federal; Paulo José Rodrigues Bonato, Escrivão; e Ivan de Souza Ricardo, Papiloscopista.

O 1º Tenente da Polícia Militar, Gilberto Ferreira Algarra, que discursou em nome dos doze homenageados da noite, estendeu o título a todos os membros das quatro instituições e comparou os desafios enfrentados pelos profissionais da segurança pública aos de um médico cirurgião: "os policiais aqui presentes sabem disso, nós lidamos com situações difíceis, com a vida das pessoas, com a liberdade das pessoas e com a dignidade delas. Nossas decisões impactam diretamente em suas vidas. Então, é muita responsabilidade".

Algarra ainda lembrou do ataque a facadas, em junho deste ano, em um ônibus circular da cidade e que resultou na morte de três pessoas: "acho que foi a ocorrência mais emblemática e que mais nos marcou neste ano (...). Aquilo foi um desafio para nós. Em uma situação como essa é que vemos o quão importante é a engrenagem do sistema de segurança pública estar funcionando junto", analisou.

O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Delfini Cançado, que compôs a mesa diretiva da reunião solene e também entregou aos homenageados plaquetas alusivas ao título, confeccionadas pela Associação, agradeceu o trabalho dos profissionais de segurança pública da cidade, por ele classificados como “trabalhadores do bem, escolhidos por mérito", e que "fazem com que Piracicaba tenha o privilégio de ter a melhor polícia do Estado, quiçá do Brasil".

Júlio Sávio Monfardini, Delegado-Chefe substituto da Polícia Federal, que também compôs a mesa da solenidade, destacou que os homenageados foram indicados pela sua "competência e retidão", e agradeceu aos presentes pela dedicação e compromisso para com a segurança pública de Piracicaba.

Para o Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Tenente-Coronel Alexandre Bergamasco, que representou a corporação na entrega das honrarias, os profissionais de segurança pública, geralmente, em seu dia a dia, passam desapercebidos, "mas sempre que há um problema, são os primeiros a serem lembrados", disse.

Para ele, a segurança pública funciona como a energia elétrica: "enquanto tem luz, tudo está bem e tranquilo, mas quando essa luz acaba, há aquela correria, não tem mais água quente, não funciona mais nada...", e agradeceu a todos os homenageados pelos bons serviços prestados à população.

Ricardo de Abreu Penteado Fiore, Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que foi quem representou a corporação na noite desta sexta-feira, lembrou que a escolha dos profissionais "não foi por acaso", mas sim "por méritos pessoais, méritos próprios no trabalho e no dia a dia", que dignificam suas carreiras e instituição. 

A Guarda Civil Municipal também foi representada na mesa diretiva dos trabalhos pelo Inspetor Oswaldo Cunha. 

No encerramento da cerimônia, Laércio Trevisan Jr. frisou a importância da constante troca de experiências entre as instituições de segurança pública, e defendeu o fortalecimento das parcerias já existentes entre elas e o poder público municipal: "essa parceria entre o Município e as forças de segurança tem que evoluir cada vez mais", disse o parlamentar.

Por fim, Trevisan agradeceu a todos os presentes e lembrou que a entrega do Título de Policial Padrão aconteceu pois, de fato, "houve prestação de relevantes serviços à sociedade. Do contrário, tenho certeza de que vocês não estariam aqui", falou o vereador. "Fico muito feliz pela escolha de todos. É um momento de referência da segurança pública", concluiu. 

A reunião solene de entrega do título de Policial Padrão 2022 foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba e pode ser revista, na íntegra, no início desta matéria. 

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS