PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2024

Professora Bebel receberá o Título de Piracicabanus Praeclarus


Título é concedido a pessoas nascidas em Piracicaba que contribuem para o desenvolvimento da cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV)






A deputada estadual Professora Bebel (PT) receberá o Título de “Piracicabanus Praeclarus”, honraria concedida a pessoas nascidas em Piracicaba que contribuem para o desenvolvimento e projeção da cidade. A iniciativa da homenagem é da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A cidade é sua”.

O projeto de decreto legislativo 52/2023, que concede a honraria, foi aprovada na noite desta quinta-feira (14), durante a 13ª Reunião Ordinária de 2024.

Durante a reunião ordinária, o vereador Paulo Campos (Podemos) ocupou a tribuna para parabenizar a deputada Bebel por sua “dedicação e trabalho incansável em prol da cidade”. O vereador destacou as conquistas da deputada, que incluem a obtenção de sete ambulâncias do SAMU, e a atuação na questão habitacional, garantindo recursos para a construção de 1.411 casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Já a vereadora Silvia Morales, autora da homenagem, destacou os feitos e contribuições da deputada em diversas áreas, incluindo saúde, educação, saneamento e habitação popular, ressaltando sua atuação como presidente da APEOESP e sua participação na Comissão de Educação. “São diversas atuações da Bebel com relação à nossa cidade, à região metropolitana, então mais do que merecido esse título, eu agradeço a que todos os presentes que vieram para prestigiar essa votação e agradeço a todos que votaram”, afirmou.

Rai de Almeida (PT) destacou a relevância histórica da eleição de Bebel como a primeira deputada estadual mulher em Piracicaba. “Esse título Praeclarus para nossa companheira, hoje, deputada estadual por Piracicaba, é uma justa homenagem”, disse a vereadora, que ainda ressaltou a longa trajetória de luta da homenageada e seu papel na transformação da sociedade através da educação.

A homenageada - Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a piracicabana Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Professora Bebel, dedicou sua carreira à educação, ingressando no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) na década de 1980. Sua atuação sindical a levou a cargos de destaque, incluindo a presidência da APEOESP em 1999 e novamente em 2008, reeleita sucessivamente.

Além de sua atuação sindical, Bebel teve relevância nacional, ocupando cargos em entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e o Conselho Nacional de Educação. Em 2018, foi eleita deputada estadual em São Paulo, sendo reeleita em 2022 com uma das maiores votações do estado. Na Assembleia Legislativa, destacou-se pela defesa da educação pública, direitos sociais e luta contra o aumento de impostos.

Fora da política, Bebel se envolve em ações sociais, como a luta contra a fome e apoio a comunidades desfavorecidas em Piracicaba. Também promoveu projetos para melhorar a qualidade de vida na região, como a implantação da tarifa social de água e esgoto. Defensora dos servidores públicos, conseguiu vitórias como a suspensão da reforma da previdência municipal em Piracicaba.

Bebel continua sua luta pela educação e justiça social, apoiando causas como a isenção de IPTU para imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida e a valorização dos servidores públicos. Como segunda presidente da APEOESP, segue com seu ativismo sindical, enquanto seu mandato parlamentar visa aprovar projetos em prol dos cidadãos paulistas.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas