05 de junho de 2007

Professor Engler recebe título de cidadão piracicabano

Na noite de hoje (05), por iniciativa do vereador Antonio Oswaldo Storel (PSB), o professor Joaquim José de Camargo Engler recebeu o título de cidadão piracicabano. (...)

Na noite de hoje (05), por iniciativa do vereador Antonio Oswaldo Storel (PSB), o professor Joaquim José de Camargo Engler recebeu o título de cidadão piracicabano. O agraciado já ocupou, entre outros, os seguintes cargos: diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; diretor do CENA; coordenador do Campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba; prefeito do Campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba; chefe de gabinete do reitor da USP e coordenador de administração geral da USP. Atualmente exerce a diretoria administrativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A solenidade para a entrega da honrraria ocorreu no Salão Nobre "Helly de Campos Melges" e contou com a presença do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); do vice-presidente, Francisco Edilson dos Santos (Chico da Água - PSB); do 1º secretário, José Aparecido Longatto (PSDB); dos vereadores André Gustavo Bandeira (PSDB), Antonio Oswaldo Storel (PSB) e Carlos Gomes da Silva (PP); o professor Antonio Roque Dechen, diretor da Esalq; do professor Natal Antonio Vello, vice-diretor da Esalq e do ex-vereador José Otávio Machado Menten, que representou o deputado federal Thame, entre as diversas autoridades e dezenas de convidados presentes.

Currículo

Um dos mais respeitados professores da área agronômica, Joaquim José de Camargo Engler nasceu em 30 de janeiro de 1942, na cidade de Campinas (SP), filho de Henrique Engler Filho e Leonor de Arruda Camargo Engler. Casado com Cleide de Lourdes Mendes Engler é pai de três filhos.

Iniciou suas atividades acadêmicas em Piracicaba quando cursou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o curso de Engenharia Agronômica, Diversificação de Tecnologia Rural de 1960 a 1964. Possui os títulos universitários de Doutor em Agronomia pela ESALQ em 1968; Master of Science (MS) em Economia Agrícola, pela The Ohio State University-USA em 1970; Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Economia Agrícola, também pela The Ohio State University-USA em 1971; Livre-Docente em Análise Econômica pela ESALQ em 1978; Professor Adjunto pela ESALQ em 1979 e Professor Titular em Análise Econômica e Administração de Empresas Agropecuárias em 1981.

Carreira Premiada

Professor Engler têm 75 artigos científicos e relatórios de pesquisa publicados, além de sete participações em livros e outras publicações didáticas. Como professor da Esalq orientou 35 dissertações e teses, também, recebeu diversos títulos, como o International Alumni Award em 1994, pela The Ohio State University; a Medalha Paulista de Mérito Científico e Tecnológico em 2001 e a Medalha Fenando Costa em 1991, outorgada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

Primeiro Prefeito do Campus

Paralelamente ao trabalho acadêmico, o professor Engler também teve uma atuação de destaque no campo administrativo. "É de se realçar o seu comando da direção da Esalq, de 1982 a 1986, e simultaneamente, a função de coordenador do Campus por dois anos. Foi também o primeiro prefeito do Campus Luiz de Queiroz, onde teve atuação importante no sentido de estabelecer o planejamento e a organização do Campus", destacou o vereador Antônio Oswaldo Storel. O professor Engler foi também, na Esalq, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Cena.

Na reitoria da USP, no Campus da Cidade Universitária em São Paulo, exerceu a chefia de gabinete do reitor, assessor técnico de planejamento da reitoria, coordenador do grupo de Planejamento Setorial, coordenador de Administração Geral e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio, além de ser o coordenador e editor do Anuário Estatístico, veículo de circulação e disseminação de todas as atividades e realizações dos campus da USP.

Na década de 70, Engler participou de forma ativa na internacionalização da USP e também ajudou a elaborar de forma decisiva vários convênios entre a Universidade de São Paulo e fundações, bancos e instituições internacionais.

Por volta de 1976, mais um fato marcante em sua vida e principalmente na da Esalq, foi um dos idealizadores da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, se tornando um dos primeiros diretores da instituição, que nos últimos 30 anos tem sido de enorme importância para o Campus Luiz de Queiroz e para a Piracicaba. Em 1992, se tornou Diretor-Presidente da Fealq.

FAPESP

No final dos anos 80 o professor assume funções na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Fapesp. Começou como coordenador da área de Ciências Agrárias até chegar a seu atual posto, o de diretor Administrativo da Fapesp. Além de atuar na Fundação, Engler também é representante da Esalq no Conselho Universitário da USP e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP.
"Com toda essa bela e respeitável história, Joaquim José de Camargo Engler, é considerado um embaixador ou um porta-voz das universidades de Piracicaba, o que tem gerado recursos para o desenvolvimento científico e tecnológico das universidades locais", afirmou o vereador Storel.

 

Vitor Ribeiro MTB 21.208

Fotos: Davi Negri