PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JUNHO DE 2020

Professor defende maior participação na política de recursos hídricos


O pesquisador Afonso Peche Filho participou de palestra sobre recursos hídricos no município



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Palestra foi realizada pela internet, na tarde desta sexta-feira (19)





A importância de fazer a comunidade entender e participar das políticas públicas de recursos hídricos foi o tema central da palestra ‘Subsídios para política de recursos hídricos do município’, ministrada pelo doutor em ciências ambientais, professor Afonso Peche Filho. Promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a palestra foi realizada pela internet, na tarde desta sexta-feira (19).

Afonso Peche Filho destacou que não existe uma participação da comunidade na política de recursos hídricos e é fundamental que ela exerça o seu direito de fazer a gestão desses recursos. “As águas do município são vítimas de um crônico analfabetismo hidrológico da população”, afirmou.

Como solução à falta de conhecimento e participação da comunidade, ele apontou a necessidade de políticas que formem habitantes mais conscientes e ressaltou que a política de recursos hídricos precisa ser orientada por ideais que transcendem governos e que se mantêm a longo prazo. “Uma moderna política de recursos hídricos definitivamente tem que sair de um exclusivo meio técnico para o meio comunitário”, destacou.

O pesquisador defendeu o processo de internalização de conceitos técnicos como instrumentos de políticas comunitárias. “Se a comunidade não aprender alguns conceitos, aprender a falar sobre recursos hídricos e fazer uma leitura, ela não tem condições de pensar, então por isso que o processo de internalização é extremamente importante”, afirmou. Ele frisou que esse processo deve ser feito passo a passo, dando destaque à necessidade de entender as demandas claras (conceitos conhecidos) e as demandas ocultas (conceitos de formação e pouco conhecidos) da comunidade.

Em suas considerações finais, Afonso Peche salientou que “os diálogos a respeito dos recursos hídricos tem que ser permanentes”.

A palestra ‘Subsídios para política de recursos hídricos do município’, que  teve a mediação da vereadora Nancy Thame (PV), diretora da Escola do Legislativo, pode ser acompanhada no canal do Youtube da Escola, através do link https://www.youtube.com/watch?v=zIaOfvHvZhg.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas