28 de abril de 2022

Procuradoria da Mulher é recebida pelo Prefeito Luciano Almeida

Em encontro no último dia 22, vereadoras apresentaram ao chefe do Executivo municipal demandas referendadas em audiência pública

No último dia 22 de abril, o Prefeito Luciano Almeida (União Brasil) recebeu as vereadoras e procuradoras especiais da mulher da Câmara Municipal de Piracicaba, Rai de Almeida (PT), Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", e Ana Pavão (PL) para tratar das demandas referendadas em Audiência Pública realizada em 8 de março de 2021, organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, Conselho Municipal da Mulher, Centro de Referência da Mulher e a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher.

Além das vereadoras, participaram do encontro o chefe de governo, Carlos Beltrame, a secretária da Assistência Social, Euclidia Fioravante, a chefe de gabinete, Luciana Casarin, e as assessoras Carol (gabinete Ana Pavão) e Fátima (gabinete Rai de Almeida).

A vereadora Rai fez uma breve apresentação das demandas e enfatizou a necessidade da criação de um órgão cujos componentes pensem, elaborem e implementem políticas públicas para a mulher. Ela defendeu que tais políticas funcionem de maneira integrada.  

A parlamentar aproveitou também para falar sobre a visita ao Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Estado de São Paulo - Piracicaba) e a resposta do Dr. Kleber, diretor do Departamento, em relação à construção da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

As vereadoras ainda levantaram a questão acerca da possibilidade de implementação da Casa da Mulher Brasileira, que agregue em um mesmo espaço todos os serviços direcionados à mulher vítima da violência doméstica.

Outro ponto abordado pela vereadora foi o da “casa abrigo” para mulheres vítimas de violência e outras medidas que possam ser tomadas, quando da necessidade da mulher e filhos saírem da residência.

O Prefeito, ao tomar conhecimento das reivindicações apresentadas pelas Procuradoras Especiais da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba, disse estar, pela primeira vez, tendo contato com essas questões e que as considera importantes. Nesse sentido, solicitou um tempo para analisar todas as demandas apresentadas para, depois, dar um retorno sobre o que seria possível atender.

A vereadora Rai de Almeida sugeriu também que seria interessante o Prefeito constituir uma comissão de trabalho que se debruçasse sobre essas e outras questões referentes ao tema da proteção à mulher.

A vereadora Silvia Morales lembrou que já houve uma “secretaria” para assuntos das mulheres em outro momento na cidade, mas que ela foi desativada. As vereadoras ainda destacaram a importância da elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS