PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE MARÇO DE 2022

Procuradoria da Mulher da Câmara lança programação do Mês da Mulher


Programação começa na segunda-feira e traz exposição, roda de conversa e dramatização em vídeo de cartas escritas por mulheres vítimas de violência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Atrizes dramatizaram série de vídeos inspirados no projeto Cartas para Você



A Câmara Municipal de Piracicaba dá início nesta segunda-feira (7) a uma programação especial para o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Exposição, café da manhã, roda de conversa, vídeo e feirinha são algumas das atividades previstas. Os eventos foram idealizados pela Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Rai de Almeida (PT), Alessandra Bellucci (Republicanos), Ana Pavão (PL) e Sílvia Morales (PV), com o apoio do Departamento de Comunicação Social.

As atividades começam com a Ação do Mês da Mulher, através do projeto “Não Viralize a Ignorância, Conheça!”, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Alvorada, na segunda-feira (7), às 9h. Haverá ainda mais três ações por esse projeto: no dia 10, às 8h, no PSF (Programa Saúde da Família) Bosque dos Lenheiros 2, no dia 11, às 9h30, no PSF Bosque dos Lenheiros 1, e no dia 18, no PSF Jardim Gilda.

Ainda no dia 7 de março, durante a 2ª reunião ordinária da Câmara, a partir das 19h30, as vereadoras que compõem a Procuradoria Especial da Mulher utilizarão da suspensão de expediente, por 30 minutos, para comentarem a data. Ainda durante a sessão camarária, as vereadoras exibirão um vídeo que destaca a trajetória de quatro mulheres: Patricia Montanhere, Eliana Cezario, Régia Viana e Margarida Pereira. Elas seriam homenageadas em reunião solene na Casa, que deixou de ocorrer por conta das ações de prevenção à Covid-19.

Na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, haverá um café da manhã para as servidoras e funcionárias da Câmara, das 8h às 10h, além da abertura da exposição fotográfica “Essenciais”, no hall do prédio principal do Poder Legislativo. A mostra retrata as trabalhadoras terceirizadas da Câmara, que atuam nos serviços de limpeza, copa e recepção da Casa. As fotos são de autoria de Davi Negri, com produção de Fabrice Desmonts e Guilherme Leite, todos repórteres fotográficos do Departamento de Comunicação Social, e apoio do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h da 17h, até o fim de março.

Na quarta-feira (9), a Escola do Legislativo promove uma roda de conversa on-line com o tema “A solidão da mãe solo: a escolha é dela?”, das 14h às 17h. As inscrições para participar da atividade vão até dia 8, no site da Escola do Legislativo.

Na sexta-feira (11), das 9h às 11h, será realizado o Fórum de Empreendedorismo Feminino com o Sebrae Delas, em local ainda a ser definido. Na mesma data, das 12h às 17h, e no sábado (12), das 9h às 17h, será realizada a “Feirinha Delas”, uma exposição de produtos artesanais, no estacionamento da Câmara Municipal.

A procuradora Sílvia Morales (PV) destacou o caráter da programação da Feirinha Delas. “A proposta foi a criação da feira, para trazer os produtos aqui para a Casa, como sabonete, bijuteria, uma comida artesanal, valorizando a questão da mulher empreendedora neste momento em que a economia passa por esta fase”, colocou, ao citar que a programação tem ainda o apoio do Sesc Piracicaba, Rotary Luiz de Queiroz e Sebrae.

“Hoje, como representante da sociedade, ser uma das quatro mulheres eleitas em Piracicaba, só me traz alegria”, comentou a procuradora Ana Pavão (PL). “Saber que nós podemos comemorar o dia das mulheres empoderadas, empreendedoras, que fazem a diferença e que mostram que não tem diferença entre um ser humano e outro. O dia das mulheres é mais um ano de vitória”.

Cartas para Você – Ao longo do mês de março, a programação da TV Câmara e as redes sociais do Poder Legislativo vão divulgar uma série de vídeos que retratam as histórias contadas em cartas por mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas pelo Cram (Centro de Referência e Assistência à Mulher). Os relatos já fizeram parte da exposição “Uma Carta Para Você”, realizada na Câmara de Piracicaba em novembro do ano passado.

Desta vez, foram selecionadas oito das 26 cartas do projeto para serem dramatizadas pelas atrizes convidadas: Tita Müller, Magna Eliez, Mayra Camargo, Viviane Souza, Claudia Novoletti, Talita Gallucci, Bruna Ribeiro e Bruna Allana. A edição do vídeo ficou a cargo de Gustavo Annunciato. Os vídeos também serão disseminados por aplicativos de mensagens pelas integrantes da Procuradoria Especial da Mulher ao longo do mês comemorativo.

“Além de fazer essa discussão geral, a programação tem uma repercussão porque fortalece as nossas ações internamente na Câmara”, avaliou a procuradora Rai de Almeida (PT). “O machismo é estruturante e nós precisamos ampliar, debater, denunciar para que nós possamos mudar a sociedade. Para que nós possamos, como mulheres, sermos respeitadas porque temos direitos iguais, apesar das nossas diferenças biológicas. Direito não é uma benesse, são direitos assegurados por todas as convenções e não podemos renunciá-los”.

Já a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) destaca o fato de a atual legislatura contar com quatro mulheres mandatárias no município, o que potencializa a luta em prol da igualdade de direitos. "Temos linhas políticas diferentes e cada mandato possui a sua característica, mas, por sermos mulheres, nossas lutas e bandeiras se igualam em várias ocasiões."



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Mulher Fórum Empreendedorismo Feminino Procuradoria Especial da Mulher Alessandra Bellucci Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas