PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE AGOSTO DE 2019

Primeira reunião do 2ª semestre tem entrada de 241 indicações


Além disso, os parlamentares votaram as 9 proposituras da Pauta da Ordem do Dia e quatro requerimentos de urgência.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dois munícipes ocuparam a Tribuna Popular






A Câmara retomou as reuniões ordinárias, tradicionalmente realizadas duas vezes por semana, sempre a partir das 19h30, às segundas e quintas-feiras. Neste 5 de agosto, parte do primeiro expediente dos trabalhos foi destinado à entrada das 241 indicações protocoladas pelos parlamentares em julho, período de pausa das sessões camarárias. Além disso, os parlamentares votaram as 9 proposituras da Pauta da Ordem do Dia e quatro requerimentos de urgência.

A indicação é um dos instrumentos mais utilizados pelos vereadores para o registro das atividades parlamentares de fiscalização e assessoria do Executivo. É uma espécie de apontamento que o vereador faz, tendo como destinatária a administração municipal ou suas autarquias, sobre alguma demanda que conferiu ou lhe chegou ao conhecimento. É próprio da indicação o caráter fiscalizatório ou colaborativo com o governo local, pois chama a atenção do Executivo para uma irregularidade que foi verificada ou uma necessidade ainda não atendida.

Após a leitura das matérias, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), deu as boas-vindas aos colegas parlamentares. "Quero desejar o bom retorno aos vereadores, após o recesso de 30 dias, período que apenas deixaram de acontecer as reuniões ordinárias, mas que todos os departamentos da Câmara e gabinetes trabalharam normalmente. Tanto que, neste período, foram 241 indicações", declarou.

Na reunião desta segunda-feira foram aprovadas uma moção de aplausos em discussão única e oito projetos de lei (cinco em primeira discussão e três em segunda). Apenas o projeto de lei 90/2019, que estava em primeira discussão, foi adiado por duas reuniões, a pedido do autor, Gilmar Rotta.

Entre as urgências votadas está o requerimentos 595/2019, para que seja realizada audiência pública para discutir a Proposta de Emenda Constitucional 6/2019, em 27 de agosto, às 19h30, por solicitação do vereador Matheus Erler (PTB).

Além disso, o vereador Paulo Campos (PSD) solicitou, no requerimento de urgência 598/2019, informações sobre falta de médicos USF (Unidade de Saúde da Família) no Parque São Jorge.

Dois requerimentos de urgência aprovados foram de Gilmar Rotta: o 578/2019, para entrega de voto de congratulações aos alunos e ex-alunos do Projeto Guri - Polo Piracicaba, e 535/2019, que solicita suspensão do expediente da reunião ordinária de 8 de agosto para que o diretor da Fumep, Antonio Carlos Giuliani, fale aos parlamentares sobre as atribuições e prerrogativas administrativas da instituição.

Dos três inscritos para ocupar a Tribuna Popular sobre o tema "impeachment", houve a ausência justificada de Lilian Dayse Figueiredo, porém o mesmo assunto foi abordado por Eliel Marcos Fraga Bezerra e José Edvaldo Brito.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas