22 de maio de 2026

Presidente do Simespi recebe moção de aplausos

Paulo Estevam de Camargo foi homenageado na sessão da Câmara de Piracicaba

Durante a 28ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (21), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) entregou a moção nº 21/2026, de aplausos a Paulo Estevam de Camargo pela posse como presidente Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e de Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), para o triênio de 2026 a 2028.

Paulo Camargo é engenheiro, economista e empresário e é associado do sindicato desde 1995 por meio da empresa Molas Piracicaba. Passou a integrar a diretoria em 2008, em diferentes funções, até assumir a presidência.

Gustavo Pompeo destacou a importância do sindicato para a cidade. “Piracicaba está entre os primeiros municípios do país a serem industrializados, em trazer inovação, em trazer o futuro e a potência que nós somos hoje. E, o Simespi foi o primeiro sindicato a existir no Brasil dentro dessa área e enfrentou muita luta para existir e continuar”, lembrou. “Nós desejamos, neste mandato, coragem para tomar decisões necessárias, mas também o reconhecimento dessas ações que são importantes para o Simespi e isso reflete no desenvolvimento da nossa cidade”.

Paulo Estevam de Camargo disse que recebe a moção com gratidão, humildade e senso de responsabilidade. “Divido esta homenagem com toda a diretoria do Simespi, com nossos associados, todas as empresas e empresários, parceiros e com cada pessoa que, ao longo dos anos, contribuiu para fortalecer a indústria metalmecanica de Piracicaba e região. Nenhuma conquista é individual. Toda trajetória institucional é construída coletivamente, com diálogo, dedicação e propósito”, afirmou. “Esta gestão valoriza não apenas uma gestão, mas a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social de nosso município. Assumir a presidência do Simespi representa, para mim, mais do que uma honra. Representa um compromisso renovado com a defesa da indústria, da geração de empregos, da inovação, da qualificação profissional e da competitividade das empresas que movem nossa economia”.

O vice-presidente do Simpespi, André Antônio Simioni, também agradeceu a homenagem. “Desejo que o Paulo consiga mostrar todo o trabalho, toda a capacidade que já vem demonstrando e que tem guardada, reservada para colaborar com o nosso sindicato”, colocou.

A homenagem também foi comentada pelo vereador Fábio Silva (Republicanos), que parabenizou a iniciativa do vereador Gustavo Pompeo. O vereador Josef Borges (PP) também falou sobre o trabalho do sindicato em valorizar as profissões da indústria metalmecanica. Da mesma forma, o vereador Rafael Boer (PRTB) colocou sobre a capacidade da atual gestão de estar à frente do Simespi. Para o vereador Pedro Kawai (PSDB), o Simespi é referência nacional na questão da defesa da indústria brasileira. O vereador André Bandeira (PSDB) também destacou a busca da atual gestão pelo desenvolvimento da indústria, dos negócios e da economia da cidade.

Confira, no vídeo, como foi a entrega da moção.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara