PIRACICABA, SÁBADO, 29 DE JANEIRO DE 2022

10 DE NOVEMBRO DE 2021

Presidente da Câmara de Itatinga conhece Escola do Legislativo

Cristian Fernandes quer implantar Escola do Legislativo em Itatinga no próximo ano

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Silvia e Kawai entregam dossiê sobre Escola do Legislativo

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales é diretora da Escola do Legislativo

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta, presidente da Câmara, destaca importância da Escola

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Cristian é o presidente da Câmara de Itatinga

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Comitiva de Itatinga visita Escola do Legislativo

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai é o coordenador da Escola do Legislativo

Silvia e Kawai entregam dossiê sobre Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu hoje (10) a visita do presidente da Câmara de Itatinga (SP), Cristian Fernandes Batista, que veio conhecer o funcionamento da Escola do Legislativo. Ele e sua comitiva foram recebidos pelos vereadores Silvia Morales (PV), Pedro Kawai (PSDB) e o presidente Gilmar Rotta (Cidadania).

A diretora da Escola do Legislativo, Silvia Morales, fez relato sobre a sua história, que começa em 2014, na gestão do presidente João Manoel dos Santos, e ganha uma nova dinâmica a partir de 2017 com a eleição da ex-vereadora Nancy Thame. Naquela época, Nancy trouxe um pouco de sua vivência em outras escolas e dá início à organização da Escola em Piracicaba, a começar pela conquista de um espaço.

Como explicou Silvia, a Escola do Legislativo tem um conselho, composto por três vereadores – o secretário é o vereador Josef Borges (Cidadania) -, dois representantes de duas universidades e um representante dos servidores. Este conselho é o responsável pela condução dos trabalhos da Escola, analisando os temas para cursos, oficinas, palestras e ciclos de debates.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta, destacou a importância da Escola do Legislativo que, nos últimos anos, vem aproximando a população do poder Legislativo. Segundo ele, “a população tem dificuldades para entender o papel e o trabalho do vereador. Por isso, muitas vezes, somos expostos a críticas de grupos políticos. A população, até por desconhecer o nosso trabalho, é influenciada por esses grupos”.

Ele defendeu que, se Itatinga implantar a sua escola, que ela seja conduzida por servidores, como uma forma de garantir a sua continuidade, porque os vereadores têm mandatos de quatro anos. Gilmar explicou que, na Câmara de Piracicaba, todos os departamentos são “tocados” por servidores públicos efetivos (concursados).

Pedro Kawai, que é o coordenador da Escola, também enfatizou a sua importância, principalmente para atrair a população para conhecer a Câmara, participando voluntariamente de seus cursos, oficinas etc. Ele e Silvia assumiram o compromisso de colaborar com a criação da Escola do Legislativo de Itatinga.

Depois da recepção e da troca de informações, o vereador Cristian e sua comitiva visitaram os departamentos e gabinetes da Câmara de Piracicaba. Eles receberam da Escola do Legislativo cópias de leis, decretos e portarias a respeito do seu funcionamento, que servirá de base para a implantação da escola na Câmara de Itatinga.

Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583