
31 DE JULHO DE 2019
Ao longo dos anos, diversos vereadores da Casa solicitaram a manutenção do local
Fotos do local tiradas pela assessoria do vereador Ronaldo Moschini
A prefeitura de Piracicaba anunciou ontem que a partir de hoje (31), a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) iniciará as obras de reforma nas três salas que compõem o velório do Cemitério da Vila Rezende, localizado na avenida Marechal Costa e Silva, Jardim Primavera – Vila Rezende.
Neste ano de 2019, os vereador Ary Pedroso Jr. (SD), Maheus Erler (PTB) e Ronaldo Moschini (CID) reivindicaram as manutenções do local. Após a indicação 1816/2017 não ser atendida, Ary encaminhou o requerimento 91/2019 que cobrou o projeto de reforma.
Em anos anteriores, diversos vereadores da Câmara já haviam solicitado as melhorias no local, ao longo dos anos. Em fevereiro de 2009, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) ocupou a tribuna para reivindicar melhorias na cobertura da lateral de salas fúnebres e colocação de bancos no local.
Já em agosto de 2013, o vereador Ronaldo Moschini (CID) havia pedido, através da indicação 4.057/2013, mais segurança nas dependências do velório.
No mesmo ano, Pedro Kawai (PSDB) pediu a revitalização do Cemitério, tendo em vista os transtornos que os munícipes estavam passando, como alagamentos e desabamentos de paredes.
Paulo Campos (PSD), por sua vez, ao ocupar a tribuna em junho de 2017, também identificou os problemas no Cemitério. O parlamentar citou que desde sua gestão passada elaborou indicações e requerimentos que até o momento não conseguiram garantir as melhorias necesse bem público.
"Uma verdadeira falta de respeito aos familiares que sepultam os entes queridos nos lóculos existentes no local", é assim que o vereador Laércio Trevisan Jr. comentou em março de 2018 a atual situação do Cemitério da Vila Rezende. Através do requerimento 191/2018, ele citou a necessidade de reparos nas paredes (reboco), pintura, instalação de placas de identificação.
Matheus Erler também cobrou a data da manutenção, tendo em vista sua indicação 2.795/2019 que não foi atendida, dando origem ao requerimento 316/2019.
MELHORIAS – Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a reforma será realizada através de uma parceria, por meio de um protocolo de intenções firmado entre a prefeitura e as empresas funerárias Bom Jesus e Rezende.
As obras incluem: troca do forro, portas, instalações elétricas, substituição de vidros quebrados e alguns reparos na parte hidráulica.
Durante esse período, o velório não será fechado, mas funcionará com duas salas de cada vez, ao invés de três, durante as obras em cada uma.