06 de fevereiro de 2026
Prefeitura é questionada sobre ações de apoio a paratletismo
Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, é a autora do requerimento
O requerimento 49/2026, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, que solicita informações ao Executivo sobre ações de apoio ao paratletismo, foi aprovado durante a 2ª reunião ordinária, realizada no plenário da Câmara, na noite desta quinta-feira (5).
A vereadora afirma que "Piracicaba tem um histórico recente e comprovado de excelência no esporte paralímpico, com atletas alcançando resultados significativos em palcos estaduais e nacionais que, mesmo com apoio limitado, conquistou quatro medalhas na última regional dos Paresp (Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo)".
No texto, Sílva Morales considera que "esse sucesso tem ocorrido, frequentemente, pela superação individual dos atletas, que se veem obrigados a recorrer a arrecadações informais e "vaquinhas" junto à comunidade para custear despesas básicas, demonstrando a necessidade de criação de política pública para apoiar o paratletismo piracicabano.
Sendo assim, ela questiona se a a Prefeitura utilizou toda a verba da pasta da Selam (Secretaria Municipal de Lazer, Esportes e Atividades Motoras) referente ao exercício de 2024 e 2025 e solicita informações sobre o montante utilizado por nesses anos e, se possível, qual valor foi destinado exclusivamente para o paratletismo
Sílvia indaga ainda se a Prefeitura tem algum programa específico de apoio aos paratletas e quais projetos existem e o quanto foi investido, exclusivamente para o paratletismo, nos últimos três anos e, caso a resposta seja negativa, se existe no cronograma da pasta responsável algum projeto de programa de apoio exclusivo aos paratletas.
A parlamentar também quer saber se há um cadastro dos paratletas aso a Prefeitura não possua, caso não possua esse cadastro, se há possibilidade de se fazer e, caso não haja possibilidade, citar os motivos.
Por fim, Sílvia quesitiona se, considerando a verba destinada para a Selam, a Prefeitura enxerga a possibilidade de se criar uma bolsa-esporte exclusiva para paratletas, além das vagas já criadas para os atletas em geral e, caso a resposta seja negativa, informar quais as razões que “impedem” a Prefeitura de implantar essa política pública de apoio aos paratletas.
Ao fazer sua justificativa, após a votação em plenário, Sílvia afirmou que fez uma emenda ao orçamento voltada ao paratletismo, em conjunto com o vereador André Bandeira (PSDB) e que não foi aprovada pela maioria dos vereadores. "É importante sabermos qual é o recurso da Selam e se tem alguma viabilidade de se destinar ainda mais verbas para o para-atletismo", afirmou.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 de fevereiro de 2026
06 de fevereiro de 2026
06 de fevereiro de 2026
05 de fevereiro de 2026
