PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE OUTUBRO DE 2014

Prefeitura atende pedido de Madalena e instala geradores em UPAs


Vereadora do PSDB apresentou o primeiro pedido para instalação destes equipamentos em março de 2013, em indicação encaminhada ao Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Mais de um ano depois de a vereadora Madalena (PSDB) alertar a Prefeitura Municipal de Piracicaba a respeito da precariedade dos geradores de energia em unidades de atendimento da rede municipal de saúde, o poder público anunciou a instalação destes equipamentos em três UPAs (Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Cristina) e no Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT). A Secretaria Municipal de Saúde divulgou cronograma que se inicia neste sábado (1º) e nos dias 11, 12 e 13 de Novembro.

A preocupação da vereadora Madalena, com a falta de geradores nas unidades da rede municipal, foi inicialmente detalhada em março de 2013, quando foi encaminhada a indicação 1483. Nesta propositura, ela solicitava “estudo de viabilidade para troca ou manutenção de energia no pronto-socorro do bairro Piracicamirim”. Na justificativa, Madalena lembrou da preocupação de usuários, relatando o problema. 

No mesmo ano, mas em Agosto, a vereadora Madalena (PSDB) voltou a alertar a Prefeitura Municipal a respeito do problema. Mas, desta vez, foi por intermédio do requerimento 875/2013, aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Neste pedido, a legisladora solicitou informações sobre troca dos geradores das UPAs da Vila Cristina, Vila Rezende e do Piracicamirim. 

De acordo com o gabinete da vereadora Madalena, nos dois questionamentos feitos à Prefeitura Municipal, a resposta era em torno da busca por instalar os equipamentos para que, em casos de queda de energia, estes locais tivessem ao menos uma sobrecarga de duas horas, no intuito de não desguarnecer a equipe médica para o atendimento. Nas respostas, ainda, o Poder Executivo admitia que, enquanto não tivesse os geradores – agora conquistados por doação da Caterpillar –, mantinha contrato de locação de geradores com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). 

Conforme reportagem do site G1, a instalação dos equipamentos vai gerar alterações no atendimento durante os dias de serviço. Neste sábado (1º), os trabalhos serão na UPA Piracicamirim, que permanecerá fechada das 7 às 19 horas, tendo o atendimento normalizado após este horário. Nos outros dias, as instalações acontecerão na UPA Vila Cristina (11), UPA Vila Rezende (12) e COT (13), quando permanecerão fechadas 12 às 19 horas – sempre com a retomada do atendimento após este horário.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Madalena

Notícias relacionadas