PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2023

Por 20 votos a 2, apelo segue ao STF para não descriminalizar o aborto


Moção de apelo ao Supremo Tribunal Federal solicita a não aprovação da medida que permitiria interromper a gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores analisaram ainda vetos do Executivo durante a 46ª Reunião Ordinária






O STF (Supremo Tribunal Federal) receberá da Câmara Municipal de Piracicaba a moção 152/2023, de apelo, para que arquive a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442, que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A votação da propositura aconteceu nesta segunda-feira (28), na 46ª Reunião Ordinária.

A APDF foi ajuizada em 2017. Nela, o PSol questiona os artigos 124 e 126 do Código Penal, que criminalizam a prática do aborto. O partido pede que se exclua do âmbito de incidência dos dois artigos a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação, alegando a violação de diversos princípios fundamentais.

O autor da moção, o vereador Fabricio Polezi (Patriota), disse que o direito à vida é um direito fundamental e inalienável. “Nenhum de nós escolheu o ventre em fomos gerados, essa determinação pertenceu ao Deus criador, somos criação divina”, declarou. Ele citou a existência de um abaixo-assinado com 2.000 assinaturas contrárias à ADPF 442, coletadas pelo MCCP (Movimento Cristão de Conscientização Política).

Os vereadores Paulo Campos (Podemos), Gustavo Pompeo (Avante), Paulo Camolesi (PV) e Acácio Godoy (PP) discutiram o conteúdo da moção. Todos eles se mostraram contrários à alteração dos artigos 124 e 126 do Código Penal. A decisão do plenário foi por 20 votos favoráveis à moção e 2 contrários.

O assunto foi tema também da tribuna popular, pelos dois oradores inscritos: Fernando Favoreto e William Aparecido de Souza, integrantes do MCCP (Movimento Cristão de Conscientização Política). Segundo eles, a ministra Rosa Weber, que é relatora da arguição, está prestes a se aposentar do STF e deve colocar o assunto em julgamento antes de deixar o cargo.

Após as falas dos oradores, o presidente Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão, solicitou que o abaixo-assinado circulasse pelo plenário da Casa, para adesão dos vereadores.

VETOS – Em discussão única, os parlamentares derrubaram os vetos do Executivo aos projetos de lei:

Projeto de lei 58/2023, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que dispõe sobre a divulgação da relação de medicamentos em estoque na rede municipal de saúde. Foram 20 votos contrários ao veto.

Projeto de lei 246/2022, de autoria da então vereadora Ana Pavão, que morreu em 15 de agosto, que obriga o pagamento de premiação em dinheiro aos atletas vencedores de corridas de rua. Foram 21 votos contrários ao veto.

Já o veto do Executivo ao projeto de lei 6/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, deixou de ser apreciado. O texto dispõe sobre a criação de assentos especiais para pessoas obesas em estabelecimentos.

O único veto do Executivo mantido pelos vereadores, por 13 votos favoráveis e 9 contrários, foi ao projeto de lei 63/2023, do ex-vereador Antônio Moacyr Francetto Júnior, o Pássaro, que dispõe sobre a regulamentação do tráfego de veículos de transportes de cargas no município.

Da pauta da Ordem do Dia foram aprovados ainda dois projetos de decreto legislativo, 14 moções de aplausos e nove requerimentos.

NÃO VOTADOS – Deixaram de ser votados todos os projetos em primeira e em segunda discussões que estavam na Pauta da Ordem do Dia, por falta de tempo regimental.

O projeto de lei complementar 4/2023, do Executivo, recebeu emenda e saiu da pauta. Ele traz modificações às normas das sindicâncias e processo administrativo disciplinar no município.

Por solicitação da autora, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, foi adiado por 15 reuniões ordinárias o projeto de lei 152/2022, que autoriza o Executivo a instituir o Programa Municipal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Pássaro Paulo Nardino

Notícias relacionadas