PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2013

Placas de rua poderão trazer inscrição histórica


Essa é a ideia do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes, que protocolou esta semana uma indicação sugerindo a mudança ao prefeito Gabriel Ferrato.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Essa é a ideia do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes, que protocolou esta semana uma indicação sugerindo a mudança ao prefeito Gabriel Ferrato.


Pela proposta as placas de logradouros conterão, além do nome, CEP e bairro, uma frase com informações sobre sua denominação. A rua Fernando Febeliano da Costa, por exemplo, teria “Prefeito de Piracicaba de 1905 a 1913 e de 1917 a 1925”. Já a rua Brasílio Machado poderia trazer a informação “Promotor, poeta e autor do alcunha Noiva da Colina”.


Para o autor da propositura, o conteúdo informativo nas placas é uma forma de se preservar a memória da cidade e valorizar a cultura popular. Capitão Gomes acredita que, caso seja acatada pelo prefeito, a medida poderá ter o mesmo efeito positivo do Rio de Janeiro, de onde veio a ideia. “As cidades se desenvolvem a partir de suas trilhas, dos seus caminhos”, observa. Ele recorre aos livros do historiador Leandro Guerrini para citar como exemplo a estrada do Picadão, primeira rua aberta no município, ainda em 1767 pelo movimento bandeirante. “A estrada do Picadão depois ganhou outros nomes, como Rua Direita, Rua da Constituição e hoje é conhecida por Rua Moraes Barros”, conta.


Na justificativa o parlamentar ressalta que a mudança poderá ser feita gradativamente e as placas substituídas a critério da prefeitura. “Sabemos que não há como trocar todas as placas em curto espaço de tempo e que isso geraria um custo elevado, mas na medida da possibilidade, as novas placas já poderiam contemplar a mudança”, afirma.


EXPOSIÇÃO
A proposta apresentada se desdobrou em uma outra iniciativa que o gabinete do vereador Capitão Gomes já está planejando para o mês de aniversário da cidade. Em agosto ele pretende realizar uma exposição fotográfica de placas de logradouros com seus respectivos históricos, no hall recentemente inaugurado, junto ao prédio anexo da Câmara, onde funcionava a Biblioteca Municipal.


Texto: Marcelo Bongagna MTb 21.234


Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=587627. Acesso em 24/04/2013



Texto:  Comunicação


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas