PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2021

Piracicaba poderá implantar ações em prol do autismo, no "Mês Azul"


Projeto de lei proposto por André Bandeira já está em discussão na Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Piracicaba poderá implantar ações em prol do autismo, no "Mês Azul



Projeto de lei 57/2021, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que desde segunda-feira (12) está em tramitação na Câmara, em análise para pareceres das comissões internas antes de vir a plenário para aprovação, institui na cidade de Piracicaba o mês “Abril Azul”, dedicado a ações de conscientização sobre o autismo.

Pelo projeto, o Executivo deverá realizar ações afim de ampliar os conhecimentos sobre o autismo, promover a inclusão social da pessoa com autismo e combater o preconceito. Poderá haver convênios de cooperação com a iniciativa privada e ou entidades civis, organizações profissionais e cientificas para a promoção do mês "Abril Azul".

Na justificativa do projeto, o vereador André Bandeira observa que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal, bem como por forças e diferenças únicas.

As causas ainda são desconhecidas pela ciência. Mas, estudos indicam que possa ser o resultado da combinação de fatores genéticos, ocorrências durante a gestação e também, fatores externos. Além disso, algumas pesquisas recentes também apontam para alterações cerebrais.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico. Porém, há uma discrepância de dados ao tentar fazer uma estimativa de quantas crianças seriam autistas no país. Isso porque há uma dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo.

O Abril Azul é importante porque dá destaque ao transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Apesar de não haver cura, através de terapias, medicamentos e muito amor é possível proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Inegavelmente, é de suma importância a sensibilização das pessoas quanto à neurodiversidade, praticando a tolerância, flexibilidade e compaixão. Além disso, a informação pode ajudar a ter uma intervenção ainda mais precoce e fazer com que esse seja um processo mais natural.

"Com estas considerações, o entendimento é de que se trata de proposta que vem ao encontro dos interesses da população piracicabana", concluiu o parlamentar. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas