PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2021

Piracicaba colabora em publicação nacional de Escolas do Legislativo


Livro "Escolas de Governo - Formação e capacitação de agentes públicos" traz capítulo assinado pela ex-vereadora Nancy Thame, que dirigiu a Escola de 2017 a 2020.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Livro é uma publicação da Oficina Municipal com a Fundação Konrad Adenauer



A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba agregou a experiência bem-sucedida desde que foi colocada em prática, em 2017, ao livro "Escolas de Governo - Formação e capacitação de agentes públicos", publicado pela Oficina Municipal e pela Fundação Konrad Adenauer Brasil.

A obra, de 364 páginas, traz uma análise profunda sobre a origem, a evolução e os atuais desafios das Escolas de Governo e do Legislativo pelo país. Também aborda os objetivos da proposta, as boas práticas consolidadas e os resultados obtidos em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais que se abriram ao projeto de cunho educativo.

A ex-vereadora Nancy Thame, que dirigiu a Escola do Legislativo do parlamento piracicabano de 2017 a 2020, é coautora do capítulo 8 da seção II da obra, intitulado "Escolas do Legislativo: a experiência nos municípios", escrito junto com William Maximiliano Carvalho de Melo, Fernando de Souza Coelho e Roberto Eduardo Lamari.

O artigo lista quatro fatores que contribuem para o maior êxito nas experiências municipais: "a existência de empreendedores políticos que fomentam, do nível nacional ao local, as Escolas do Legislativos e suas dimensões, seja enquanto parte de um programa de modernização do Poder Legislativo, seja enquanto fontes institucionais de uma educação para a democracia"; a formação de parcerias locais com universidades e outras organizações de educação cívica e política; a formação e atuação em estruturas de redes; e a capacidade de servidores e parlamentares em inovar nas organizações legislativas.

"A estrutura, a orientação política de cada parlamento e a disponibilidade de parceiros externos para as ações formativas vão influenciar o desenvolvimento do perfil de cada Escola no espectro entre concentrar-se na profissionalização da organização ou desenvolver ações externas de educação para a cidadania ou democracia com o foco no fortalecimento das relações institucionais do Poder Legislativo com os diferentes setores da sociedade", escrevem Nancy Thame e os três coautores em outro trecho do capítulo.

O artigo cita, ainda, que foi no encontro estadual realizado na Câmara de Piracicaba, em novembro de 2019, pela Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo) em parceria com a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, que foi elaborada a sistematização das boas práticas em Escolas do Legislativo.

"É muito gratificante ver registrada a história da nossa Escola do Legislativo em um exemplar que reuniu tantos conceitos, históricos e outras experiências exitosas em todo o Brasil. Neste espaço trocamos conhecimento, experiências, formamos pessoas e contribuímos pelo fortalecimento da educação pela cidadania em Piracicaba", comentou Nancy, atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento.

A Escola do Legislativo tem hoje como diretora a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, como coordenador o vereador Pedro Kawai (PSDB) e como conselheiros o professor Josué Adam Lazier, a professora Heliani Berlato, o vereador Josef Borges (Solidariedade) e o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Oliveira. "É um grande orgulho saber que este trabalho segue bem conduzido e modelo para inspirar muitos outros municípios", acrescentou Nancy.

Silvia, que, como assessora parlamentar da ex-vereadora na legislatura passada, acompanhou a celebração dos termos de acordo com as mais de uma dezena de instituições hoje parceiras do projeto, disse que o intuito é trabalhar para que a Escola do Legislativo "permaneça sendo modelo".

"Sinto-me honrada de ser a diretora da Escola do Legislativo, por ela ter uma visibilidade tão grande e ter sido conduzida tão seriamente pela Nancy e por todos que por ela passaram. Pretendemos levar com seriedade essa proposta e continuar sendo referência para os municípios da região", afirmou, citando como exemplo a visita recente à Câmara de Piracicaba de representantes do parlamento de Rio Claro.

Silvia fez menção, ainda, à importância de "vários cursos, palestras e oficinas referentes a políticas públicas mais locais" já promovidos este ano pela Escola, cujas atividades, por causa das restrições da pandemia, estão sendo realizadas remotamente, com transmissão pelo canal no YouTube. "Fizemos em março a discussão sobre recursos hídricos, meio ambiente, feminismo e a habitação na cidade, em que já adiantamos no debate pela Escola do Legislativo para, quando for a plenário, ter esse arcabouço. São temas pertinentes e relevantes", observou a diretora.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas