PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE FEVEREIRO DE 2021

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista


Ação que resultou na atuação da Guarda Civil e diversas secretarias, e a criação de rede de atendimento a pessoas em situação de rua poderá disciplinar o local.



EM PIRACICABA (SP)  

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista
Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai realça debate sobre o entorno da praça Takaki, na Paulista






Sétimo orador a utilizar o expediente regimental da Câmara, que reserva 10 minutos a cada parlamentar para assuntos diversos, o vereador Pedro Kawai (PSDB), na 7.ª reunião ordinária de 2021, nesta segunda-feira (23), fez um relato sobre recente ação, que envolveu a Guarda Civil e secretarias municipais, no entorno da praça Takaki, na Paulista, em problemas regionais reclamados pela população, devido à ocupação desordenada deste espaço público. 

"Quero hoje relatar a ação na praça Takaki, que envolveu a Guarda Civil de Piracicaba e as secretarias municipais Sedema e Smads (Defesa do Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Social), respectivamente, em trabalhos como o serviço de abordagem. A secretaria municipal de Saúde, através do programa Consultório da Rua, também esteve presente", destacou o parlamentar, lembrando que a ação teve a iniciativa da Câmara, no dia 2 de fevereiro e dia 16, na secretaria de governo, com Carlos Beltrame", disse.

"Infelizmente a praça Takaki estava insustentável. Vários dias estavam sendo relatados muitos problemas na praça. Tínhamos constantes brigas entre os moradores de rua. A questão dos comerciantes e da população não é só os moradores de rua que precisam de reinserção. Mas o grande problema são pessoas que se misturam com os moradores de rua e que são delinquentes, e acabam trazendo pequenos furtos e grandes problemas para a população da região. Nós tínhamos, infelizmente, eles fazendo suas necessidades na calçada. Tivemos tentativas de sexo na praça pública e até churrasco foram feitos por várias vezes na Takaki. Algumas pessoas tem renda própria, tem família e acabam ficando na rua. Nessa reunião, tanto no dia 16, quanto no dia 2, quero citar a participação da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)", reiterou Kawai, na avaliação dos problemas reclamados pela população. 

Pedro Kawai informou que surgiu uma oportunidade de se criar uma rede de atendimento, onde várias secretarias já fazem esse trabalho. "Vai ser criada uma rede e um organograma visando o atendimento e a reinserção das pessoas no mercado de trabalho para que as pessoas possam sair da rua. Filtrar quem é a pessoa em situação de rua que precisa de atendimento e o que só quer ficar na rua quando é conveniente", relatou o parlamentar, que ainda informou que no seu gabinete há a questão de criar uma lei, sendo que existe algumas situações que esbarram na legislação.

"Vamos estudar a legislação para a prefeitura de Piracicaba, para atender adequadamente. Vamos separar quem é de fato morador de rua e quem está se aproveitando. Tem moradores que não querem o atendimento e tem moradores que estão na rua e precisam do atendimento", alertou.

Em aparte na fala de Kawai, o vereador Paulo Camolesi (PDT) destacou a relevância do trabalho social de José Carlos Pilon Jr. (Pilon), desenvolvido com pessoas em situação de rua em Piracicaba e, que agora também pode contribuir nesta rede de atendimento.

"O trabalho de atendimento a pessoas de rua envolve muitas coisas. Precisamos buscar o atendimento para que eles saiam da rua e não dar condições de eles ficarem na rua. Tudo tem que ser estudado e discutido nesse comitê que vai trabalhar com a pessoas de situação de rua em Piracicaba. Agradeço as secretarias que fizeram parte do trabalho na Praça Takaki", destacou Pedro Kawai.

O vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania) solicitou Pela Ordem, para também abordar sobre a questão da praça Takaki. "Não podemos passar a mão na cabeça dessas pessoas. Na praça Takaki é questão de ordem pública. A Guarda tem que chegar ali, a PM tem que chegar ali e dar um jeito naquele lugar. Morador de rua é uma coisa e a questão ali é de ordem pública. Faz muitos anos e ninguém consegue resolver isso. A praça é para o cidadão de bem passear com a família, não para criar delinquentes e pessoas que não sabem o que quer da vida", finalizou o parlamentar.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Paulo Camolesi Pedro Kawai Wagner Oliveira

Notícias relacionadas