PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2020

Para psicóloga, inteligência emocional é conseguir lidar com emoções


Mais de cem pessoas acompanharam a psicóloga Eline Razera em palestra on-line promovida pela Escola do Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Palestra foi transmitida via aplicativo Zoom e pelo Youtube da Escola do Legislativo





Lidar com as próprias emoções e com as emoções alheias é umas das formas de manter o equilíbrio emocional. Em palestra on-line na manhã desta segunda-feira (17), a psicóloga Eline Rasera mostrou que é possível melhorar comportamentos e reações através do controle das emoções. Mais de cem pessoas acompanharam a palestra "Inteligência emocional nas relações profissionais", que foi transmitida pelo aplicativo Zoom e simultaneamente pelo Youtube da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Na palestra, a psicóloga destacou a importância das nossas emoções básicas: amor, alegria, tristeza, raiva e medo, responsáveis por desenvolver mecanismos no nosso corpo que garantem a sobrevivência. No entanto, ela definiu inteligência emocional como a capacidade de lidar com esses sentimentos e emoções básicas. “Não são as emoções os responsáveis pelo nosso descontrole, é a nossa inteligência emocional”, ressaltou.

Outro conceito de inteligência emocional abordado na palestra está na capacidade de conciliar emoção e razão, em uma combinação de inteligência intrapessoal (conhecer a si mesmo, controlar as emoções, conhecer as próprias capacidades) e inteligência interpessoal (observar o outro, relacionar-se com outras pessoas). “Existe a responsabilidade do outro, mas principalmente o que você vai fazer para lidar com essa situação”, afirmou a psicóloga ao explicar que ter equilíbrio emocional é conseguir lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros.

Ouvir mais, escutar antes de agir, ouvir antes de contra argumentar e interpretar a comunicação não verbal foram algumas dicas dadas pela psicóloga para administrar melhor as emoções e ter inteligência emocional nas relações profissionais.

PANDEMIA – “Não tem como eu falar qualquer coisa sem contextualizar dentro do que está acontecendo”, declarou a convidada ao iniciar a palestra. Para ela, a única certeza que temos é que o medo vai “demorar um pouco para passar”. Eline Rasera analisou as mudanças no comportamento das pessoas durante a pandemia no quesito emocional e também no uso das tecnologias.  

Promovida pela Escola do Legislativo, a palestra "Inteligência emocional nas relações profissionais" pode ser assistida no canal do Youtube da Escola do Legislativo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=OGwrUe_Nkg8&t=4417s.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas