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20 DE OUTUBRO DE 2021

Palestra on-line detalha maneiras de estruturar um plano de negócios


Evento foi promovido pela Escola do Legislativo nesta quarta-feira (20)



EM PIRACICABA (SP)  

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Evento foi promovido via Zoom e YouTube.





A Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon, da Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, nesta quarta-feira (20), a palestra: “Como Estruturar um Plano de Negócios”, ministrada pelo mentor em empreendedorismo, Evandro Mangueira. Com direito a certificado de participação, o evento aconteceu de maneira on-line, via plataforma Zoom e com transmissão simultânea pelo YouTube. 

O evento abordou a forma de estruturação de um plano de negócio, passando pelos seus cinco pilares: sumário executivo; análise de mercado; plano de marketing; plano operacional e plano financeiro. A conversa foi mediada pela diretora da Escola, a vereadora Silvia Morales (PV) do mandato coletivo ‘A Cidade É Sua’. 

“Sempre que pretendemos começar um negócio, temos que pensar na parte prática, para não ficarmos muito no campo acadêmico, pois o campo acadêmico explorar nossas ideias, mas a prática nos leva a perfeição. Sempre que colocamos a mão na massa, temos a possibilidade de testar e conhecer, aperfeiçoando a nossa tecnologia”, disse Evandro. 

De acordo com ele, o primeiro passo importante é ser criativo e persistente, executando, de forma prática, as boas ideias. “Todos dos dias nós temos novidades no mercado, coisas acontecendo que necessitam que tomemos decisões estratégicas, desenvolvendo a criatividade”, disse.

Como fase introdutória, o sumário executivo exige que seja feito um checklist de tudo que será preciso para iniciar os trabalhos. É necessário anotar todas as perguntas que achar pertinente e escrever quais as respostas mais adequadas para cada uma delas. Evandro explica que, geralmente, é nessa fase onde ficam evidentes os maiores erros de problemas futuros. “Esse exercício de escrever, faz com que tomemos as decisões certas, porque quando contamos só com a nossa memória, as vezes acreditamos que estamos no caminho certo, quando nem sempre estamos”. 

Na análise de mercado, é importante entender o cliente e perceber que, mais importante do que vender, é se conectar com as pessoas como um diferencial da empresa. Ele ressalta, no entanto, que não se trata de copiar um modelo já existente, mas perceber o que falta no mercado, para poder ofertar na sua própria empresa. 

O plano de marketing visa vender da melhor forma o produto desenvolvido. Para que isso aconteça de forma efetiva é primordial, de acordo com Evandro, que haja a comunicação da empresa com o público alvo.  “Esse plano te dá a oportunidade de competir com empresas gigantescas, a custos muito baixo. O marketing orgânico faz com que hoje, pessoas anônimas passem a dar valor comercial às suas marcas”, destacou. 

No plano operacional, deve-se ter em mente como a empresa irá funcionar e quais funcionários e processos devem ser aplicados. Há ainda a necessidade de um bom plano financeiro. Segundo Evandro, um bom planejamento financeiro fará com que o crescimento empresarial seja robusto, ainda que devagar. “A direção é muito mais importante que a velocidade”, completou.

A íntegra da palestra pode ser assistida no canal da Escola no YouTube, clicando neste link. 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Escola do Legislativo Silvia Maria Morales

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