PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2022

Palestra aborda dados para setor agrícola; inscrições acabam hoje (7)


Nesta quinta-feira (9), Escola do Legislativo promove palestra sobre o projeto Map-Pira, que disponibiliza dados sobre solos presentes na região de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre o projeto Map-Pira ocorre nesta quinta-feira (9), de forma on-line; as inscrições terminam nesta terça-feira (7)



Terminam nesta terça-feira (7) as inscrições para a palestra “Map-Pira: Dados disponibilizados gratuitamente para o setor agrícola do município e região”, ofertada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba. A atividade faz parte da programação do eixo de educação para a cidadania.

O evento será realizado de forma on-line nesta quinta-feira (9), das 15 às 17 horas, através da plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Escola no Youtube, e é destinado a agricultores, professores, pesquisadores, alunos, gestores públicos e responsáveis pelos setores de geoprocessamento dos municípios.

Na palestra, o projeto Map-Pira, que disponibiliza dados sobre solos da região de Piracicaba, Rio das Pedras, Iracemápolis, Charqueada, Saltinho, Capivari, Mombuca e Rafard, será destrinchado por José Alexandre Melo Demattê, professor titular do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP). 

A criação do projeto foi encabeçada pelo professor em 1990 a partir da primeira carta de séries de solos do Brasil, elaborada por professores da Esalq em 1966, e outra do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de 1989. Desde então, segundo o texto de divulgação, foram dispostos ao público mapas de matéria orgânica, mineralogia, risco de erosão, potencial de armazenamento de água, imagens de satélite, fotos aéreas de diversas datas, entre outros materiais, com o objetivo de otimizar a gestão da área agrícola e ambiental. 

O evento conta com mediação de Lucas Greschuk, agrônomo e mestrando em solos e nutrição de plantas pela Esalq, e com suporte dos alunos Andrés Mauricio Rico Gomez, Bruno dos Anjos Bartsch e Merilyn Taynara Accorsi Amorim.

 As inscrições podem ser realizadas através de formulário acessado neste link.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas