
30 DE AGOSTO DE 2019
Arquitetos Pedro Portugal Sorrentino e Steven Schramp Baumgarten trouxeram para a Escola do Legislativo adaptação do jogo pedagógico "Giros".
Escola do Legislativo recebeu a atividade nesta sexta-feira
Atividade da Escola do Legislativo oferecida na manhã e na tarde desta sexta-feira (30), a oficina "Cidade e terra: um jogo" simulou a realidade urbana a partir de uma adaptação do jogo pedagógico "Giros" aplicada pelos arquitetos Pedro Portugal Sorrentino e Steven Schramp Baumgarten, de Curitiba (PR).
A dupla havia feito um estudo do jogo urbano "Gaining from Land Use Transactions", desenvolvido por Martim Smolka e Carlos Morales. "Tivemos a ideia de traduzir o jogo e adaptá-lo em português", disse Sorrentino, que destacou a oportunidade aberta pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, ao possibilitar trazer a dinâmica aos alunos inscritos no curso da Escola do Legislativo.
A atividade simulou o ambiente urbano em um tabuleiro dividido em lotes. Classificados como ricos, classe média, pobres, especuladores, governo e organizações não-governamentais, os participantes formaram equipes que passaram a disputar os lotes. Cada grupo tinha um objetivo secreto a atingir, sem, no entanto, poder ser relevado às outras equipes. Assim, os jogadores entraram em uma disputa pela terra, conforme suas metas.
O jogo foi dividido em duas fases: a primeira composta por regras relacionadas aos mercados e a segunda com a concretização de negociações para se atingirem os objetivos. Conforme a evolução das rodadas, foram acrescentadas mudanças nas regras, semelhantes às leis, em que foram introduzidos instrumentos para a gestão urbana.
A atividade foi acompanhada pela vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo. Ela participou do jogo e destacou a interação provocada pela oficina ao focar o tema.