06 de julho de 2023
Novo PL do reajuste do funcionalismo é protocolado; votação será na 2ª
Presidente da Câmara convocou reuniões extraordinárias para segunda-feira, às 9h, para votar projeto de lei que assegura reajustes que estão suspensos por liminar
A Câmara recebeu, às 15h40 desta quinta-feira (6), o protocolo do novo texto para a garantia da recomposição salarial do funcionalismo público municipal. O prefeito Luciano Almeida (PP) enviou ao Legislativo o projeto de lei 137/2023 para refazer a redação da lei 9.888/2023, que, aprovada em março, teve seus artigos 1º, 2º e 6º suspensos por liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
"Visando não desrespeitar a decisão liminar, nem a decisão de revisão geral aprovada junto ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região e, ainda, para que não haja prejuízo à revisão salarial anual já aprovada, respeitando a data-base para pagamento de tais benefícios, é que propomos a presente alteração parcial da lei 9.888/2023", justifica o chefe do Executivo.
A votação do texto pela Câmara está marcada para segunda-feira (10), em duas reuniões extraordinárias a partir das 9h, com transmissão ao vivo da TV Câmara, da Rádio Câmara Web e da Rádio Educativa FM. Os vereadores receberam comunicado do presidente da Casa, Wagner de Oliveira, o Wagnão (Cidadania), que atendeu ao pedido de convocação das sessões feito por Luciano Almeida.
O rito segue o artigo 112 da Lei Orgânica do Município para a realização de reuniões extraordinárias durante o recesso parlamentar de julho, mês em que não ocorrem as sessões ordinárias. O mesmo trecho da legislação diz que a convocação tem que ser feita, no mínimo, com antecedência de 48 horas da reunião. Como isso implicaria realizá-la no sábado, quando Câmara, Prefeitura e Diário Oficial não têm expediente, a sessão ficou para o primeiro dia útil subsequente.
"Regimentalmente, temos que convocar uma extraordinária com 48 horas de antecedência e informar aos vereadores. Mas no sábado a Prefeitura não trabalha, nem o Diário Oficial, portanto não vemos efeito nenhum, a não ser colocar o trabalho da Casa em hora extra. Então ficou convocada para segunda-feira de manhã: sendo aprovado o projeto, já mandamos o autógrafo e, na parte da tarde, dará para a Prefeitura publicar a lei no Diário Oficial e, na terça-feira, já fazer os ajustes pendentes", comentou Wagnão.
Nesta sexta-feira (7), às 10h, as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento da Câmara realização reunião para emitir parecer conjunto sobre o projeto de lei, a fim de torná-lo apto para a votação na segunda-feira.
Wagnão destacou que em junho a Câmara, após ser comunicada da liminar do TJ-SP que suspendeu os efeitos da lei 9.888/2023, notificou o prefeito Luciano Almeida a enviar novo projeto de lei à Casa, corrigindo os trechos que geraram o impasse. "É algo que eu prezo: os servidores têm que estar trabalhando a contento. Sem eles, não somos ninguém: não adianta ter prefeito, vice, presidente da Câmara, vice-presidente", disse o parlamentar, acrescentando que "o Sindicato dos Trabalhadores Municipais também trabalhou bastante conosco nessa causa".
Mais enxuto, o texto do projeto de lei 137/2023 dá nova redação à emenda e aos artigos 1º e 2º da lei 9.888/2023, garantindo aos servidores municipais o reajuste de 5,92% contando desde o último 1º de março, relativo à data-base do período de março de 2022 a fevereiro de 2023, e de 3,17% desde 1º de julho, referente à parcela de recomposição que havia sido acordada no ano passado em assembleia do sindicato da categoria, para repor as perdas devido ao congelamento dos salários durante a pandemia.
Ambos os artigos citam que os reajustes estão em observância ao disposto no inciso X do artigo 37 da lei 5.686/2006. Já o artigo 6º, que estendia as recomposições de 5,92% e 3,17% aos subsídios do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais —e que levou o Ministério Público do Estado de São Paulo a contestar que o reajuste se aplicava também a agentes políticos—, fica "expressamente revogado". A lei, uma vez aprovado o projeto, produzirá seus efeitos "a partir de 1º de março de 2023".
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
30 de julho de 2025
23 de julho de 2025