20 de janeiro de 2021
Novo Conselho da Escola do Legislativo quer maior participação popular
Ato da Presidência definiu nova estrutura organizacional da Escola
O Conselho Escolar da Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, terá uma nova composição na legislatura que vai de 2021 a 2024. A nova estrutura organizacional da Escola foi nomeada nesta quarta-feira (20) pelo Ato da Presidência 1/2021.
A vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV), exercerá a diretoria da Escola e o vereador Pedro Kawai (PSDB) será o coordenador. Os professores Heliani Berlatto e Josué Adam Lazier continuam como conselheiros nessa nova estrutura organizacional que terá o vereador José Everaldo Borges, o Josef Borges (Solidariedade), e o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné, como novos conselheiros. A agente administrativa, Ana Lúcia Gomes Fernandes, continuará secretariando a Escola.
Criada pelo Decreto nº 63/14, a Escola do Legislativo tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.
A ampliação da participação popular é um dos objetivos do novo Conselho Escolar. Para a diretora Silvia Morales, a expectativa é que várias pessoas participem da Escola, no momento pelo formato on-line, utilizando o instrumento democrático, de participação política, difusão cultural e ações para cidadania, que é a Escola do Legislativo. “Nós vamos continuar com os debates, estamos trazendo várias temáticas, vários formatos nesse modelo on-line, já estamos com vários colaboradores para trazer os temas e esperamos que a população participe bastante”, declarou a diretora.
Pedro Kawai, novo coordenador da Escola, também destacou a importância participação popular dentro da Escola do Legislativo. Ele espera que, apesar da pandemia, o trabalho da Escola consiga ser levado para os quatro cantos da cidade e também para os quatro cantos do mundo, devido aos cursos on-line. “O trabalho que a Escola do Legislativo faz com a participação popular dentro da Câmara é fundamental para democracia, para o crescimento da cidadania, e a participação popular é um dos papeis não só da Escola, mas também da Câmara de Vereadores”, afirmou. O vereador, que foi conselheiro da Escola na gestão passada, acredita que apesar da maior responsabilidade que a coordenação da Escola traz, não altera muito os trabalhos porque o Conselho Escolar é muito participativo, tendo sempre um papel atuante dentro da Escola.
POLÍTICAS PÚBLICAS – Além de dar continuidade aos eixos temáticos desenvolvidos pela Escola do Legislativo, a diretora Silvia Morales afirmou que pretende transformar os temas, depois de debatidos na Escola, em encaminhamento para políticas públicas. “Pretendemos qualificar tanto vereadores, como servidores, como a população em geral, trazendo todos os anseios que hoje têm que ser discutidos, como meio ambiente, diversidade, economia e cultura, para que depois vire uma política pública, pois podemos tirar algumas diretrizes para isso”, explicou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025