PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JANEIRO DE 2021

Novo Conselho da Escola do Legislativo quer maior participação popular


Ato da Presidência definiu nova estrutura organizacional da Escola



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales (PV) e Pedro Kawai (PSDB) irão exercer, respectivamente, a diretoria e a coordenação da Escola do Legislativo



O Conselho Escolar da Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, terá uma nova composição na legislatura que vai de 2021 a 2024. A nova estrutura organizacional da Escola foi nomeada nesta quarta-feira (20) pelo Ato da Presidência 1/2021.

A vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV), exercerá a diretoria da Escola e o vereador Pedro Kawai (PSDB) será o coordenador. Os professores Heliani Berlatto e Josué Adam Lazier continuam como conselheiros nessa nova estrutura organizacional que terá o vereador José Everaldo Borges, o Josef Borges (Solidariedade), e o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné, como novos conselheiros. A agente administrativa, Ana Lúcia Gomes Fernandes, continuará secretariando a Escola.

Criada pelo Decreto nº 63/14, a Escola do Legislativo tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.

A ampliação da participação popular é um dos objetivos do novo Conselho Escolar. Para a diretora Silvia Morales, a expectativa é que várias pessoas participem da Escola, no momento pelo formato on-line, utilizando o instrumento democrático, de participação política, difusão cultural e ações para cidadania, que é a Escola do Legislativo. “Nós vamos continuar com os debates, estamos trazendo várias temáticas, vários formatos nesse modelo on-line, já estamos com vários colaboradores para trazer os temas e esperamos que a população participe bastante”, declarou a diretora.  

Pedro Kawai, novo coordenador da Escola, também destacou a importância participação popular dentro da Escola do Legislativo. Ele espera que, apesar da pandemia, o trabalho da Escola consiga ser levado para os quatro cantos da cidade e também para os quatro cantos do mundo, devido aos cursos on-line. “O trabalho que a Escola do Legislativo faz com a participação popular dentro da Câmara é fundamental para democracia, para o crescimento da cidadania, e a participação popular é um dos papeis não só da Escola, mas também da Câmara de Vereadores”, afirmou. O vereador, que foi conselheiro da Escola na gestão passada, acredita que apesar da maior responsabilidade que a coordenação da Escola traz, não altera muito os trabalhos porque o Conselho Escolar é muito participativo, tendo sempre um papel atuante dentro da Escola.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Além de dar continuidade aos eixos temáticos desenvolvidos pela Escola do Legislativo, a diretora Silvia Morales afirmou que pretende transformar os temas, depois de debatidos na Escola, em encaminhamento para políticas públicas. “Pretendemos qualificar tanto vereadores, como servidores, como a população em geral, trazendo todos os anseios que hoje têm que ser discutidos, como meio ambiente, diversidade, economia e cultura, para que depois vire uma política pública, pois podemos tirar algumas diretrizes para isso”, explicou.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Escola do Legislativo Pedro Kawai Josef Borges Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas