
21 DE MARÇO DE 2014
Médico urologista foi homenageado durante reunião solene nesta sexta-feira (21), em uma iniciativa do vereador Capitão Gomes (PP)
O médico Nivaldo da Silva Lavoura Júnior recebeu na noite desta sexta-feira (21) o Título de Cidadão Piracicabano, numa iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Nascido em Limeira, Dr. Nivaldo é um dos mais conceituados urologistas de Piracicaba, não apenas pelo apurado nível de profissionalismo, mas, sobretudo, pelo elevado espírito público que norteou suas ações empreendedoras na cidade.
Formado pela Unicamp em 1991, Dr. Nivaldo fez residência em cirurgia geral em 1994 e, em 1997, em urologia pela Unicamp. Desde 1996, é membro da Sociedade Brasileira de Urologia e, a partir de 1999, integrou-se à American Urological Association. Fez mestrado em 2004 pela Unicamp e titulou-se doutor pela mesma universidade em 2006.
Para Carlos Youssef, presidente da Unimed Piracicaba, o que mede a personalidade do “profissional Nivaldo” é o fato de ele ser um ser humano bom. “Porque não há como ser um profissional bom, se você não for um ser humano bom também”, destacou Youssef.
O autor da homenagem, vereador Capitão Gomes (PP), disse que “Piracicaba sente-se orgulhosa de acolher mais um filho adotivo”. Ele lembrou que o vídeo de homenagem transmitido durante a reunião solene – o qual apresentou depoimentos de familiares (esposa, filhos, mães e sogros) e amigos – já dizia tudo sobre “como é o Dr. Nivaldo”. Desta forma, o legislador lembrou que profissionais gabaritados como o médico urologista coloca a cidade na vanguarda da Medicina.
“Há muito tempo, eu luto pela faculdade de medicina em Piracicaba, finalmente autorizada pelo Ministério da Saúde. Algumas pessoas diziam que não teríamos profissionais que pudessem lecionar numa faculdade na cidade, mas eu vejo o Dr. Nivaldo, assim como outros de seus colegas, e sei que temos uma capacidade extraordinária e, quando a faculdade for instalada, teremos ótimos professores”, disse Capitão Gomes.
O vereador destacou, ainda, episódio pessoal, quando Dr. Nivaldo o ajudou a superar uma forte crise renal. “Eu sou um excepcional formador de cálculos renais e, numa destas, peguei uma infecção e, quando cheguei ao Dr. Nivaldo, ele me internou na hora, se hoje estou aqui é graças à sua capacidade técnica e sensibilidade humana”, acrescentou Capitão Gomes.
Nivaldo da Silva Lavoura Jr. agradeceu o que chamou de “momento de delicadeza e generosidade”. “Eu sinto que Piracicaba me oferta mais do que eu tenho ofertado a ela”, disse o Dr. Nivaldo Jr. Ele se recorda que, quando nadados em Limeira, fez amizades em Piracicaba, “por conta da rivalidade que existia entre as cidades”, confessou, e no Mestrado na Unicamp era acompanhado por um amigo piracicabano. “Além disso, eu valorizo bastante os meus pacientes: cada um deles, de alguma maneira, me traz alguma referência de vida e acabo incorporando como experiência”, disse. “Eu me sinto piracicabano, tenho raízes em Piracicaba”, disse.