26 de agosto de 2025

Na Tribuna, vereadora critica projetos sobre a questão ambiental

Sílvia Morales comentou sobre a proposta de reorganização do Comdema

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, criticou o envio para a Câmara, pelo Poder Executivo, de um pacote de projetos que causariam impactos ao meio ambiente. Ela abordou o assunto na Tribuna, durante a 44ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (25).

“São projetos bem complicados, quase que um pacote de maldade, um pacote de destruição”, avaliou. Ela falou especificamente de uma das matérias que teria a intenção de destituir a presidência do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba). “A diretoria do Comdema será constituída por um presidente que será o secretário executivo do Meio Ambiente. Até então é a sociedade civil que exerce a presidência da Comdema”, afirmou.

A parlamentar citou outras questões relacionadas ao meio ambiente, como o esvaziamento do NEA (Núcleo de Educação ambiental) e do Gmea (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), a incorporação da Secretaria de Meio Ambiente a outra pasta, o esvaziamento de projetos ambientais de resíduos e o rompimento do contrato do Parque Linear do Piracicamirim.

Sílvia Morales ainda comentou sobre outro projeto, para a criação de um novo distrito industrial. “É importante geração de emprego, mas e a cidade?”, questionou. Lamentou também que não tem sido atendida pelo secretário da pasta.

“Tem que se pensar em projetos mais progressistas, projetos mais cabeça, afinal a sede de região metropolitana não pode ficar nessa mesquinharia”, colocou. “Está vindo tudo tratorado, tudo de uma vez. Isso porque o secretário disse que ia chamar a classe de engenharia e arquitetura para construir junto”.

Confira, no vídeo, o discurso completo da vereadora.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS