
17 DE JUNHO DE 2013
Restauração, conservação e exposição para visitação pública, em ponto turístico a ser definido, do bonde elétrico que encontra-se abandonado em um dos galpões do E (...)
Restauração, conservação e exposição para visitação pública, em ponto turístico a ser definido, do bonde elétrico que encontra-se abandonado em um dos galpões do Engenho Central, é o que solicita ao Executivo através de Indicação, o vereador Ronaldo Moschini (PPS).
“ Com a restauração deste bonde estaríamos preservando a memória da cidade e o patrimônio histórico ligado ao transporte público urbano Piracicabano", comentou o vereador.
No documento o parlamentar lembra que Piracicaba, como tantas outras cidades, teve seu desenvolvimento urbano e econômico diretamente ligado à expansão do sistema ferroviário de carga e de passageiros.
De acordo com o mesmo documento a história teve inicio em 17 de outubro de 1890, quando foi concedido pelo governo do Estado de São Paulo privilégio, por 50 anos, a Luís Vicente de Sousa Queirós para a construção de uma linha de bondes, por tração animal ou a vapor, ligando Piracicaba a Limeira.
Em 1915, a Câmara Municipal de Piracicaba firmou um contrato com “The Southern Brazil Eletric Co. Ltda.”, concessionária da iluminação pública para a instalação de três linhas de bondes elétricos, com direito de exploração por 30 anos.
Finalmente no dia 16 de janeiro de 1916, foi inaugurada a primeira linha de bonde elétrico que ligava o Centro a Escola Agrícola.
“Diante de uma bela história como essa, não podemos deixar o bonde elétrico abandonado em um galpão, de deteriorando”, disse Moschini.
Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts _ MTb: 22.946